Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-05-2012

    SECÇÃO: Educação


    Projeto Comenius levou até à Grécia dois professores e dois alunos da Escola Secundária de Valongo

    Fotos ESV
    Fotos ESV
    No âmbito do projeto Comenius “Keep fit and active – Be healthy and happy”, reuniram-se na Grécia no início de maio, um grupo de 42 professores e de 23 alunos oriundos de 10 países europeus, Portugal, Alemanha, França, Grécia, Espanha, Islândia, Finlândia, Polónia, Roménia e Letónia, estando Portugal representado por dois professores, Isabel Castro e Lourdes Vilaça, e dois alunos, Catarina Costa e Gisela Costa, da Escola Secundária de Valongo.

    Esta visita foi financiada com o apoio da Comissão Europeia “Programa Aprendizagem ao Longo da Vida – PROALV”, que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação escolar através da promoção de diversos tipos de atividades de cooperação e de mobilidade com outros países da Europa.

    A Escola Secundária de Valongo trabalhou nos últimos dois anos em parceria com doze escolas de nove países europeus, visando a aquisição de conhecimentos sobre alimentação correta, equilibrada e saborosa, explorando os benefícios da dieta mediterrânica e do exercício físico. Neste âmbito foram produzidos diversos materiais lúdicos e didáticos, em parceria com as escolas europeias, como por exemplo um livro com receitas recolhidas pelos alunos dos países envolvidos, que foram depois confecionadas e degustadas na escola, um dicionário com termos básicos em dez línguas, um jogo da glória sobre alimentação e exercício físico, um “placemat” com um pequeno-almoço saudável, um jogo com questões sobre alimentação e os benefícios do exercício físico, com diversos níveis de dificuldade para diferentes faixas etárias. Elaboraram-se ainda, artigos sobre a dieta mediterrânica, que foram enviados para “Young reporters of environment”.

    No encontro efetuado em Kiparissia, no sul da Grécia, realizaram-se diversas reuniões de trabalho, no sentido de conhecer o sistema de ensino grego e dos restantes países. Foi também efetuado o processo de avaliação dos dois anos de parceria, através de inquérito cujos dados vão ser devidamente tratados e analisados. Neste encontro houve ainda uma sessão de divulgação de problemas ambientais da região, realizada pelo grupo ambientalista grego Archelon (www.archelon.gr), que alertou para a construção de um vasto empreendimento turístico na “Baía de Kiparissia”, no Peloponeso, Grécia, em cuja praia, no último ano nidificaram cerca de 900 tartarugas “Caretta caretta”. Ao longo da semana realizaram-se ainda diversas atividades físicas e desportivas e diversas visitas culturais, como por exemplo à Acrópole e ao museu da Acrópole em Atenas. O encontro finalizou em Olímpia, cidade berço dos jogos olímpicos, local de referência atendendo à temática tratada no projeto.

    Os alunos portugueses foram muito bem acolhidos em casa de famílias gregas, tendo sido esse um desafio intercultural, em termos de língua, alimentação e hábitos quotidianos, desenvolvendo neles sentimentos de amizade e de tolerância, tornando-os assim melhores cidadãos europeus.

    foto
    O projeto Comenius “Keep fit and active – Be healthy and happy” foi distinguido pelas suas boas práticas, na Letónia e na Polónia, tendo sido convidado pela Comissão Europeia a participar na conferência “Comenius Partnerships – Helping schools team across Europe”, que se realizou em Bruxelas entre 3 e 4 de maio de 2012.

    Este programa europeu compreende igualmente visitas bilaterais entre as escolas parceiras, para que os intervenientes possam conhecer as escolas, os sistemas de ensino, a região e a sua cultura. É neste contexto que no próximo mês de junho dois professores e cinco alunos vão visitar a Escola IES La Granja, em Jerez de la Frontera – Espanha.

    A participação da Escola Secundária de Valongo neste projeto não só divulga o nome da escola na Europa, mas também leva os nossos professores e alunos a conhecer novas culturas e sistemas de ensino. Desta forma desenvolve-se uma efetiva cidadania intercultural, competência essencial numa Europa unida, onde apesar das diferenças, todos têm em comum a cidadania europeia.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].