Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 08-03-2012

    SECÇÃO: Cultura


    MOSTRA DE TEATRO AMADOR DO CONCELHO DE VALONGO 2012

    Uma figura ausente que tudo põe a revelar

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O grupo Sabor a Teatro, da associação cultural Ágorarte, surpreendeu na sua primeira apresentação “a sério”, ao arriscar uma peça muito complicada de levar à cena, “(A)tentados”, com um texto rico e complexo, que envolveu a presença de 15 atores em palco.

    Muito acerto nas marcações e na gestualidade dos jovens atores, apenas havendo a assinalar, num caso ou outro, certa dificuldade na projeção da voz e mesmo falhas na dicção – que nalguns atores mais débeis poderiam talvez ter sido compensadas com um ritmo diferente no débito do texto –, que em parte prejudicaram a sua receção.

    Obra ácida e muito crítica, do dramaturgo inglês Martin Crimp que, tomando o pretexto do seguimento da vida de uma personagem feminina, fustigada e exposta pelos seus costumes, carreira e estilo de vida, de facto desfere uma crítica social aguda e feroz ao modelo social, com as suas seleções e formas variadas de discriminar.

    A peça inicia-se com uma atriz sentada à boca de cena, que vai suportando a entrada do público na sala, dando assim o mote à exposição de Annie, a personagem omnipresente, mas que nunca aparecerá em cena, senão – calculamos que é ela – nesse intróito.

    Diana Alves Costa, criadora do presente espetáculo, foi feliz em tudo aquilo em que trabalhou: na encenação, coreografia, cenografia e figurinos (todas as personagens estão de preto e branco e isso confere, digamos assim). O espetáculo só se ressente, para além da referida debilidade das vozes de alguns dos nóveis atores – o que é desculpável –, de uma iluminação deficiente.

    Interessante a adaptação bilingue de uma parte do texto (e já agora o excelente Inglês da jovem atriz que protagonizou a parte do texto não traduzida). Ainda assim, no capítulo da representação, destacamos um dos jovens atores masculinos, excelente na gestualidade, voz e segurança com que representou, reveladora de um grande potencial, e duas ou três das figuras femininas, se bem que todas tivessem revelado uma atitude corporal muito desenvolta.

    Volte a relembrar-se que é um grupo em início de carreira e que demonstra que pode vir a ter uma enormíssima margem de progressão.

    Por fim, um pedido da Direção da Ágorarte que, por lapso, esqueceu os agradecimentos à Câmara de Valongo no dia do espectáculo. E que aqui, por isso mesmo, os queria deixar.

    foto

    FICHA TÉCNICA

    Comapanhia: Sabor a Teatro (Ágorarte – Associação Cultural e Artística)

    Título da obra original: “Attempts on her life”

    Autor do texto original: Martin Crimp

    Tradução: Paulo Eduardo de Carvalho

    Adaptação: Paulo Eduardo de Carvalho

    Dramaturgia, Encenação, Coreografia, Cenografia e Figurinos: Diana Alves Costa.

    Música “A Câmara Ama-te”: Nuno Campos Monteiro.

    Elenco: Luísa Fernandes, Ana Tavares, Inês Costa, Joana Mendes, João Santos, Marta Teixeira, Luís Dias, Mariana Oliveira, Telma Lopes, Catarina Machado, Miguel Meira, Diogo Silva, Anaísa Leal, Kati Neto, Kiki.

    Duração: 100 m

    Classificação: M/16

    foto
    .

    Por: LC

     

    Outras Notícias

    · Um boda sem milagre

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].