Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-02-2012

    SECÇÃO: Destaque


    ADRITEM obtém reforço financeiro para Sub-Programa 3 do Proder

    Tesoureiro, presidente da Direção da ADRITEM e presidente da AG
    Tesoureiro, presidente da Direção da ADRITEM e presidente da AG
    A Autoridade de Gestão atribuiu à ADRITEM cerca de 2,2 milhões de euros, a adicionar aos 8,7 milhões inicialmente conferidos para a implementação do Sub-programa 3 do PRODER em “Terras de Santa Maria”, definida pelas freguesias rurais de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Gondomar e Valongo.

    Desta forma, quase 11 milhões de euros (ME) de despesa pública, sobre a forma de subsídio não reembolsável, permitem que a ADRITEM apoie pequenos investimentos na área do turismo, criação e desenvolvimento de microempresas e atividades complementares à exploração agrícola e, ainda, projetos de índole cultural, social e de valorização do património rural neste território.

    Decorridos dois concursos (2009 e 2010), estão já comprometidos 5,5 ME em 47 projetos aprovados pela ADRITEM, que no final de 2011 promoveu o 3º concurso, cujo prazo para a apresentação de candidaturas termina em 31 de março de 2012. Este, que deverá no atual quadro comunitário, consistir na última oportunidade para apresentação de projetos de investimento à ADRITEM no âmbito do PRODER, terá um reforço financeiro da dotação disponível em cada ação, em face da reserva de eficiência agora atribuída a esta entidade.

    Através da ADRITEM, estas freguesias rurais dos cinco concelhos referidos, irão beneficiar entre 2008-2013 de um investimento total de cerca de 19 ME para a diversificação da economia e criação de emprego e melhoria da qualidade de vida das respetivas populações.

    O presidente da ADRITEM e vicepresidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, congratulou-se com este reforço de verbas e destacou que das 47 entidades gestoras da “abordagem Leader”/ Sub-Programa 3 do PRODER ao nível nacional, apenas 20 foram premiadas com este reforço financeiro proveniente da reserva de eficiência do programa.

    A ADRITEM, fundada no atual quadro comunitário pelos municípios de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira para captar os apoios ao desenvolvimento rural, e a única entidade nova neste panorama, viu reconhecida a sua eficiência com a atribuição deste reforço financeiro, tendo obtido o 6º lugar nesta classificação.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].