Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 09-02-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    ENTRETANTO

    Argumentista Antonio Segura deixou-nos

    foto
    O argumentista espanhol Antonio Segura (nascido em Valencia a 13 de janeiro de 1947) faleceu, com 64 anos, no passado dia 31 de Janeiro, após doença prolongada.

    Grande nome da 9ª Arte, a sua estreia no mundo da BD aconteceu no final dos anos setenta e, em 1981 cria a sua primeira personagem de sucesso: Bogey desenhado por Leopoldo Sánchez. Naquele mesmo ano Segura começou a sua prolífica parceria com o seu compatriota José Ortiz, criando uma das personagens de maior sucesso na sua carreira: Hombre, que fez a sua primeira aparição em “Cimoc”. Em 1984, novamente para a revista “Cimoc”, criou a série Sarvan, que marcou o início da sua colaboração com o desenhador Jordi Bernet, com quem realizou no ano seguinte Kraken, personagem publicada pela primeira vez na revista “Metropol” e depois em “Zona 84”.

    Nos anos seguintes trabalhou principalmente em dupla com Ortiz, dando vida a diversas séries como Morgan, Jack el Destripador, Burton & Cyb e Ozono. A colaboração entre os dois continuou na Sergio Bonelli Editore, quando, em 1997, Segura acompanhou Ortiz nas páginas de Tex, escrevendo o Maxi Tex com o título “Il cacciatore di fossili” (“O Caçador de Fósseis”, “Tex Anual” n.º 1 no Brasil).

    Ainda em “Tex” escreveu outras seis histórias publicadas nos “Maxi Tex” de 1999 (“L’oro del Sud”, desenhada por Ortiz), 2000 (“La collera di Tex” e “Odio implacabile”, ambas desenhadas por Miguel Angel Repetto, num álbum intitulado “I due volti della vendetta”), 2004 (“Il treno blindato”), 2009 (“Lungo i sentieri del West”) e 2011 (“L’ora del massacro”), estas três últimas novamente ilustradas por José Ortiz.

    Ainda para a Sergio Bonelli Editore, Segura escreveu duas aventuras de Mágico Vento (publicadas nas edições n.º 34 e 81 da série de Gianfranco Manfredi), ambas realizadas graficamente também por José Ortiz.

    A morte de Segura colheu de surpresa o próprio Ortiz que confessou a sua surpresa pelo inesperado falecimento, de quem foi o seu mais estreito colaborador: «Era um grande criador. Creio que ele teria gostado de ser um romancista, mas ele desfrutava muito com o seu trabalho de argumentista», comentou Ortiz, que também confidenciou que estava a trabalhar com Segura em novos projetos para o mercado italiano.

    Fonte: http://texwillerblog.com/wordpress/?p=35225

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].