Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    A Free Software Foundation Europe

    Tal como prometêramos no número anterior de “A Voz de Ermesinde” debruçamo-nos hoje sobre o ramo europeu da FSF. A Free Software Foundation Europe (FSFE : Fundação Europeia para o Software Livre) é uma organização dedicada à promoção do software livre, que trabalha pela liberdade na sociedade da informação. O acesso ao software determina a participação numa sociedade digital. Assim, a liberdade para usar, copiar, modificar e redistribuir conforme o descrito na definição do Software Livre, permitir uma participação igualitária na era da da informação.

    A Free Software Foundation Europe (ou FSF Europa) foi lançada em 10 de Março de 2001 e trabalha em todos os aspectos relacionados com o Software Livre na Europa e especialmente o Projeto GNU. Está a apoiar ativamente o desenvolvimento do Software Livre e o progresso de sistemas baseados em GNU, como por exemplo o GNU/Linux. É também um centro de informação competente para políticos, advogados e jornalistas, para garantir o futuro legal, político e social do Software Livre.

    foto
    As pessoas da Free Software Foundation Europe (FSFE) veem-se como europeus de diferentes culturas, com o objetivo comum de cooperação entre as culturas e do desenvolvimento de uma cultura comum de cooperação, tanto a nível regional como a nível global.

    Formam uma organização e uma rede sem fins lucrativos e não-governamentais que em si são parte de uma rede global de pessoas com objetivos e visões comuns. Não pretendem ser representantes de ninguém além de si próprios e do seu trabalho. O seu trabalho comum é a dedicação para atingir a liberdade em todos os aspectos da sociedade digital.

    Com a comunidade de Software Livre a crescer mais rapidamente cada dia, torna-se cada vez mais importante manter a visão do Software Livre saudável, sólida e viva. Em alguns casos, o aumento do interesse político pelos problemas do software livre também cria o desejo de explorá-lo com base em interesses pessoais, independentemente dos efeitos a médio e longo prazo.

    Portanto, a componente principal do trabalho da Free Software Foundation Europe é manter as bases jurídicas, políticas e sociais do Software Livre, fortes, seguras e livres de interesses particulares. Isso requer uma conhecimento profundo do Software Livre e de assuntos com ele relacionados. Acima de tudo é preciso estar comprometido com uma visão a longo prazo.

    A FSF Europe entende que isso, às vezes, significa ter de aceitar desvantagens a curto ou médio prazo a fim de permanecer fiel aos seus princípios, que podem ser difíceis de comunicar e ocasionalmente até impopulares.

    Princípios

    da FSF Europe

    A FSF Europe sente-se fortemente comprometida com os princípios da democracia, transparência, pluralidade, consistência, confiabilidade como finalidade.

    À luz das importantes responsabilidades legais e da necessidade de permanecer decisivos mesmo em tempos difíceis, a estrutura da FSF Europe destina-se a aplicar os anteriores princípios, da melhor maneira possível.

    Visão

    estrutural geral

    O trabalho voluntário e a contribuição é o fundamento sobre o qual tudo repousa. Existem diferentes níveis de participação; o nível de participação é essencialmente uma decisão pessoal.

    Todos são bem vindos para, ocasional, regular ou permanentemente participar das atividades da FSF Europe e tornar as suas atividades como próprias.

    Se desejar tomar parte da FSF Europe (FSFE) pode associar-se a uma das nossas equipas – tanto geograficamente como por interesses – e assumir a responsabilidade de trabalhar e agir em nome da FSFE.

    Os grupos de trabalho de base geográfica são geralmente coordenados por membros da associação responsáveis desses países. Os demais grupos de trabalho são coordenados por membros da associação, membros de outros grupos de trabalho e organizações associadas.

    Se desejar partícipar da Free Software Foundation Europe, mas não tem tempo para fazer o trabalho, também pode optar por fazer uma doação à FSFE ou tornar-se amigo da FSFE.

    Se a sua associação persegue objetivos similares aos da Free Software Foundation Europe e pretende estabelecer cooperação formal, pode tornar-se uma organização associada da FSFE, tornando-se parceiro da rede da FSFE.

    O esqueleto da Free Software Foundation Europe é a associação formal e legalmente estabelecida, com as suas secções nos países dos seus membros. Os associados desta associação requerem o maior empenho, medido em anos de dedicação e responsabilidade para antepor o consenso a longo prazo sobre a opinião pessoal.

    A associação da FSFE está baseada em fundamentos democráticos. Todas as partes da FSFE – os membros da associação, os membros das equipas, assim como também os amigos e os membros de organizações associadas – estão convidados a participar ativamente no processo decisório.

    Os membros da associação são geralmente propostos pelos membros das equipas e pelas organizações associadas dos seus países. Então eles são admitidos pela assembleia geral da associação da FSFE.

    Embora as contribuições voluntárias em termos de trabalho e de recursos sejam os fundamentos do trabalho da FSFE, esta também reconhece que algumas das tarefas não podem ser realizadas como atividades de tempo parcial e, portanto, exigem tempo integral de trabalho.

    Os funcionários comuns da Free Software Foundation Europe só fazem parte do administração e não do processo decisório geral.

    Qualquer decisão sobre emprego ou pagamentos sempre deve ser acordado pela assembleia geral de membros da associação.

    O principal critério para essas decisões são as necessidades da Free Software Foundation Europe, em termos de perseguir com sucesso os seus objetivos. Sempre que possível, a FSFE tenta contratar para um determinado trabalho uma pessoa que já tenha colaborado como voluntário – seja na estrutura da FSFE ou fora – porque a dedicação, o conhecimento e a iniciativa são as virtudes da FSF E.

    O ideal seria permitir que uma pessoa se dedicasse plenamente a uma tarefa à qual já dedicara uma grande parte dos seus recursos disponíveis.

    Processos

    decisórios

    A Free Software Foundation Europe acredita no consenso. Busca sempre basear o trabalho no consenso – e às vezes no compromisso – dos membros ativos.

    Além disso, acredita que por vezes é necessário agir com rapidez e decisão. Por este motivo foi criada a associação da FSFE e as suas comissões executivas estendidas a nível europeu e nacional. Isto oferece uma reserva de estruturas e procedimentos que são decididos, monitorizados e controlados através de processos democráticos.

    Este enfoque foi adotado em busca de uma estrutura que favoreça a transparência, a pluralidade e a participação, permanecendo, ao mesmo tempo, tão ágil quanto possível.

    Isto garante a possibilidade de participação de todas as partes da FSFE. Os membros da associação, os membros das equipas e os membros das organizações associadas podem participar. Isso permite à Free Software Foundation Europe agir rapidamente quando é necessário e manter uma forte consistência organizacional a longo prazo.

    Por: AVE/Wikipedia

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].