Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2011

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Foto UDR FORMIGA
    Foto UDR FORMIGA

    Formiga troca diversão dos “amadores” por um campeonato mais sério e competitivo

    O Formiga irá viver em 2011/12 um momento histórico! Pela primeira vez na sua existência a coletividade ermesindense vai participar num campeonato distrital sénior que não o lúdico e amigável campeonato de amadores da Associação de Futebol do Porto (AFP). O desafio é arrojado e ao mesmo tempo totalmente desconhecido do universo formiguense, mas o grupo diz-se motivado e pronto para aprender, e consequentemente adequirir experiência, numa prova mais a sério do que aquela a que estão habituados.

    A decisão de participar na Série 1 do Campeonato Distrital da 2ª Divisão surpreendeu tudo e todos, inclusive a maior parte dos atletas que estavam já a contar divertir-se em mais uma edição dos “amadores”, mas há uma explicação para esta decisão. «Surgiu pelo facto de que a AFP está a dificultar cada vez mais as inscrições nos “amadores”, já que o custo das mesmas está cada vez mais caro. Assim sendo o próximo campeonato irá ter apenas oito ou nove equipas a participar (!), e perante isto a proposta da associação era numa semana jogar-se o campeonato e na outra criar uma taça da associação. Ora, nós achámos que isto era brincar um bocado aos futebóis. Analisámos a situação, fizemos contas, e chagámos à conclusão que gastar dinheiro por gastar (o custo das inscrições na 2ª Divisão são pouco mais elevadas do que nos “amadores”) preferíamos discutir um campeonato um pouco mais sério», explicam os dirigentes formiguenses.

    Elevar a fasquia do nível competitivo foi outro dos aliciantes que levaram o Formiga à 2ª Divisão Distrital, uma vez que para os seus responsáveis os “amadores” são um campeonato muito limitativo, pouco aliciante, onde há sempre as mesmas equipas, as mesmas caras.

    Formiguenses que estão contudo cientes do risco do elevado desafio a que se propuseram, uma vez que irão participar num campeonato para si totalmente desconhecido, onde não possuem qualquer tipo de experiência. Sendo assim experiência é precisamente a palavra de ordem quando se fala em objetivos a atingir, «vamos aprender, adquirir experiência, pois isto é uma coisa completamente nova para nós, dirigentes, e para a maior parte dos jogadores, que salvo uma ou outra exceção nunca participaram neste tipo de competição sénior». E uma dessas raras exceções é o novo treinador do Formiga, Nuno Melo, um homem oriundo das camadas jovens do Boavista, que conhece bem os caminhos do futebol sénior distrital. Os reforços Braga, Flávio, João, Menezes e Cláudio também já sabem o que é competir nos escalões seniores a nível distrital, uma vez que na época passada os quatro primeiros envergaram as cores do Ermesinde na 1ª Divisão enquanto que o último jogou na 2ª Divisão pelo Águas Santas. Continuando a falar de reforços, Tiago Pereira (ex-Dragões Sandinenses), Faria (ex-Juventude de Pedrouços), e Fábio Rocha (ex-júnior do Ermesinde) fazem igualmente parte do plantel comandado por Nuno Melo. Plantel que conta ainda com 14 atletas que transitam da temporada passada, nomeadamente Higuita, Jorginho, Dias, Paulo, Dany, Bruno, Morangos, Tiago Ribeiro, Hélder, China, Tiago Freitas, Tozé e Silvio.

    Um grupo de novos e antigos jogadores que na voz dos seus dirigentes está super entusiasmado com esta nova aventura, a qual tem início já no próximo dia 18, quando nos Montes da Costa os ermesindenses receberem na 1ª jornada da Série 1 da 2ª Divisão Distrital o Atlético de Vilar. Nesse dia, seja qual for o resultado, o Formiga fará história!

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].