Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2011

    SECÇÃO: Desporto


    ARTES MARCIAIS

    Cidade de Ermesinde recebeu estágio internacional de Kali Sikaran

    Foto KALI SIKARAN/PORTO
    Foto KALI SIKARAN/PORTO
    Ermesinde acolheu entre os passados 10 e 12 de junho o IV Estágio Anual de Kali Sikaran, uma arte marcial filipina que trouxe à nossa cidade aproximadamente duas dezenas de praticantes (na imagem), alguns deles oriundos de “terras além fronteiras”. Organizado pela Associação Kali Sikaran do Porto, o evento decorreu na sede que acolheu esta associação, sede essa que se encontra precisamente em Ermesinde desde 2008, tendo contado então com alguns “peso pesados” internacionais desta arte marcial, tais como o katulongan guro Tommy Osteberg (do Kali Sikaran de Gotemburgo, na Suécia, e responsável pelos grupos de Portugal, Irlanda e Finlândia), o katulong Michael Santos Stokke, ou Ivar Stedjan (ambos oriundos do Kali Sikaran Christiansand, da Noruega). Em jeito de balanço final os organizadores destacam dois aspetos importantes a reter deste estágio, mais concretamente o facto de pela primeira vez ter sido apresentado em Portugal o programa de defesa básica de faca (uma das técnicas desta arte marcial), e ainda o alto desempenho demonstrado por parte dos elementos do Kali Sikaran Porto que foram examinados pelo katulongan Tommy Osteberg.

    O QUE

    É O KALI

    SIKARAN?

    Para os menos familiarizados com o Kali Sikaran deixamos nas linhas que se seguem uma breve definição desta arte marcial filipina: O Kali Sikaran Internacional (KSI) foi fundado por Punong Guro Johan Skalberg e assenta nos seus conhecimentos como grão-mestre em artes marciais filipinas, campeão do Mundo de combate de bastões e mergulhador da marinha sueca. Nestas experiências foram adquiridos valores de uma vida de aprendizagem, de espírito de sobrevivência e de competição.

    O KSI tem neste momento uma rede global de praticantes, mestres e clubes que treinam de forma árdua e que partilham conhecimentos e experiências.

    O KSI tem um programa de treino de elevado nível de exigência que foi desenvolvido ao longo de muitos anos de experiências e histórias de sucesso. O conceito de treino está focado no desenvolvimento de um praticante funcional e realista, que obtenha objetivos claros e novos desafios assim que esteja pronto para novos níveis. Os princípios básicos são constituídos por seis categorias que permitem ao praticante conhecer os fundamentos para se defender, armado ou desarmado, contra um ou vários agressores, também armados ou desarmados.

    A progressão passa por seis fases, em que se integram as seis categorias, até se alcançar o título de Kadua Guro (cinto negro). O que faz do KSI uma arte marcial única é a rara consistência com que as categorias estão interligadas e o modo como se relacionam na metodologia de treino. À medida que se progride na modalidade, melhor se compreende o modo como se interligam as categorias básicas. A formação de um atleta realmente versátil assenta no seu entendimento dos fundamentos básicos, aplicações, reações e desenvolvimento.

    Uma das especialidades inseridas numa das categorias é a defesa de faca, tendo-se criado um curso específico apenas para esta categoria. O curso de defesa básica de faca foi elaborado por Punong Guro Johan Skalberg no final dos anos 90, sendo ensinado a militares, guarda costas, seguranças privados, elementos de forças de intervenção, instrutores de artes marciais e civis em todo o Mundo. Pretende-se que mesmo em pouco tempo os conhecimentos adquiridos sejam eficazes. O curso é facilmente ajustado às diferentes necessidades dos alunos, sejam eles militares ou civis. Seria uma vantagem para qualquer pessoa obter mais conhecimentos sobre a defesa de um ataque de faca . O programa é constantemente desenvolvido de modo a fazer face a situações do quotidiano, sendo atualmente ensinado por vários instrutores de KSI.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].