Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2011

    SECÇÃO: Cultura


    Apresentação Pública da Ação de Formação em Teatro – Espetáculos 2011

    Foto PAULO CORREIA
    Foto PAULO CORREIA
    A Câmara Municipal de Valongo e o ENTREtanto Teatro lançaram o convite e são mais de 60, entre antigos alunos e membros dos grupos de teatro amador de Valongo, os inscritos na Ação de Formação em Teatro – Espetáculos 2011.

    Num formato diferente, com frequência e carga horária flexíveis, e apresentações públicas regulares, a formação começou a 16 de maio e decorre até ao próximo dia 30 de Julho, em horário pós-laboral, no Centro Cultural de Campo.

    Uma Ação de Formação de aperfeiçoamento e experimentação das técnicas teatrais onde são desenvolvidos mini-projetos/criações que abarcam os diferentes contextos da interpretação e produção de um espetáculo.

    Os mini-projetos têm vindo a ser apresentados ao público em geral, como aconteceu já nos dias nos dias 3 e 17 de Junho, no Centro Cultural de Campo, em formato de café-teatro, e como deverá ainda acontecer nos próximos dias 1, 8 e 29 de julho.

    Os espetáculos públicos de apresentação da acção de formação iniciaram-se com “Sexo em Paz”, uma peça de Dario Fo e Franca Rame, numa adaptação e encenação de Júnior Sampaio, com tradução de José Topa e interpretação de Clara Nogueira e Filomena Gigante. Segundo o encenador e formador, Júnior Sampaio, «escrito com o intuito de se dirigir ao público juvenil, com dinâmica e criatividade sem nunca cair no grotesco, este texto não deixa de “piscar o olho” ao público adulto.

    A virgindade, a menstruação, o orgasmo, a primeira relação ou a gravidez não desejada, a procura e a descoberta do ponto G e do clítoris, a realidade do prazer…, são temas tratados com simplicidade e humor.

    O que é que sabemos sobre sexo? E Adão e Eva, como é que fizeram? E fizeram?

    Hoje, em pleno século XXI, o sexo já é um assunto sem tabus?

    Sim ou não, preservativos para todos!!!».

    O último espetáculo apresentado foi “Sim, Porque Não?”, um espetáculo coordenado por Júnior Sampaio, um espectáculo que teve em cena os alunos Alberto Meira, André Pinto, Angelina Carvalho, António Cabral, Catarina Vaz, Etelvina Baltazar, Filipe Marinho, Inácia Cruz, Inês Ferreira, José Fernando Silva, Mariana Santos, Paulo Kanuko, Sofia Nunes, Sofia Príncipe, Valdemar Baltazar e Vítor Russo, com a participação especial de Cotas em Dia (excerto do espetáculo de Poesia Erótica - Satírica “Amor de Corpo Inteiro”, com interpretação de Clara Nogueira e Filomena Gigante).

    Conforme aponta a apresentação dos espectáculos, «negar a necessidade de pretender o novo? Não…

    Aceitar o estranho? Sim…

    Aceitar a arte… Aceitar o outro… Aceitar a necessidade da indagação…

    Procurar as palavras belas nas frases…

    Contemplar o belo… Contemplar o feio…

    Olhar o feio e o belo e não fazer distinção… Apenas sorrir… Porque não?

    Como é transformador poder dizer SIM! E sorrir muitas vezes…

    Vou ao teatro? Sim! Porque sim!

    Porque nunca deves perder uma oportunidade para sorrir!».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].