Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2011

    SECÇÃO: Cultura


    Companhia profissional ENTREtanto leva a cabo nova ação de formação em teatro

    Foto ENTRETANTO TEATRO
    Foto ENTRETANTO TEATRO
    O ENTREtanto TEATRO vai dar início a mais uma Ação de Formação em Teatro, este ano dirigida em particular a todos os que já frequentaram as formações promovidas pela companhia e aos membros dos grupos de teatro amador de Valongo.

    Num formato diferente, com frequência e carga horárias flexíveis e apresentações públicas regulares, a formação irá decorrer de amanhã, dia 16 de maio, até 30 de julho, em horário pós-laboral, no Centro Cultural de Campo, ficando ao critério do formando a definição das datas de frequência e dos projetos em que pretende participar.

    Trata-se de uma Ação de Formação de aperfeiçoamento e experimentação das técnicas teatrais onde serão desenvolvidos mini-projetos/criações que abarquem os diferentes contextos da interpretação e produção de um espetáculo.

    Contacto: telemóvel 964751300.

    Será uma proposta de trabalho, estruturada e baseada nas competências técnicas ao nível do corpo, voz e interpretação, que pretende desenvolver-se enquanto Laboratório Dramático através de exercícios específicos do Kum Nye, onde o ator/formando amplia a sua atitude reflexiva na descoberta do centro energético da representação teatral.

    Kum Nye é a arte de desenvolver o equilíbrio, uma técnica tibetana que alivia a tensão, transforma os padrões negativos e engrandece o prazer e apreciação de estar na vida. Leia-se vida como palco.

    O valor singular do sistema Kum Nye reside no facto de equilibrar dois enfoques essenciais do ator, o físico e o psicológico. Esta técnica adaptada, por Júnior Sampaio, para o aquecimento pré-cénico é composta por exercícios de respiração, relaxamento, automassagem e movimentos subtis estimulando e transformando energias correntes em energias artísticas.

    Esta Formação tem a particularidade de proporcionar aos atores/formandos a oportunidade de pôr em prática todas as técnicas apreendidas na montagem e apresentação de mini-projetos coordenados por Júnior Sampaio.

    Os mini-projetos serão apresentados ao público em geral nos dias 3 e 17 de junho e nos dias 1, 8 e 29 de julho, às 22h30, no Centro Cultural de Campo em formato de Café-Teatro.

    HISTORIAL

    Desde a sua fundação, em 1994, que o ENTREtanto Teatro já ministrou em Valongo 17 Ações de Formação em Teatro com resultado concretos:

    Nota-se uma significativa melhoria na qualidade artística e técnicas dos grupos amadores de Valongo (cerca de 15 grupos), que há mais de 20 anos vêm exibindo o seu trabalho na Mostra de Teatro Amador do Concelho.

    Vários alunos ingressaram em escolas artísticas com reconhecido valor a nível nacional como a ESMAE, ACE, Balletteatro, ACT, ESAP e CENDREV, e até em escolas internacionais como a GLOBE – SP – Brasil.

    Atores que trabalham atualmente em companhias como o próprio ENTREtanto, o TNSJ, o Teatro Oficina, o CENDREV, Seiva Trupe, e também em televisão e cinema iniciaram o seu percurso nas Ações de Formação ministradas pelo ENTREtanto Teatro, numa organização conjunta com a Câmara Municipal de Valongo.

    Para além das carreiras profissionais individuais é também de salientar a criação de novas companhias de teatro profissionais e amadoras por alunos do ENTREtanto.

    Em 2000, o Teatro Nacional São João em co-produção com o dramaturgo e encenador José Carretas convidou todos os alunos da formação desse ano para participarem no espetáculo “Nordeste’s” de José Carretas e Júnior Sampaio, levado à cena no Teatro Rivoli (Porto), n’ A Barraca (Lisboa) e ACERT (Tondela).

    Em 2001, o ENTREtanto apresentou no âmbito do Porto Capital Europeia da Cultura o espetáculo “São João São Pagão” encenado por Júnior Sampaio e que reunia no elenco atores profissionais e alunos da Ação de Formação desse ano.

    Em 2009 a Ação de Formação do ENTREtanto TEATRO foi coproduzida com a Seiva Trupe, a convite da mesma.

    Os alunos são maioritariamente de Valongo, mas as formações já acolheram potenciais atores do Porto, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Maia, Coimbra, Cantanhede, Faro, Penafiel, Lousada, Braga, Matosinhos, Famalicão e Guimarães.

    As apresentações públicas que encerram as formações já deram a conhecer ao concelho de Valongo dramaturgos reconhecidos como Anton Tchekhov, William Shakespeare, Manuel Poppe, Frank Wedekind, Federico Garcia Lorca, Karl Valentin e Bertolt Brecht.

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].