Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2011

    SECÇÃO: Local


    Fapeval comemora 10º aniversário com o auto de posse dos órgãos sociais

    No passado dia 15 de abril, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, a FAPEVAL – Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Valongo –, procedeu à Tomada de Posse dos seus Órgãos Sociais, no ano comemorativo do 10º aniversário da sua fundação.

    Foto FAPEVAL
    Foto FAPEVAL
    Criada em 2001, a FAPEVAL – apostando na descentralização da sua ação associativa e representativa das dezasseis Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Valongo –, escolheu a Cidade de Ermesinde para a cerimónia de Auto do Posse dos elementos eleitos aos órgãos sociais, decorrente do ato eleitoral efetuado no passadio dia 11 de fevereiro. À cerimónia encontraram-se presentes e constituíram a mesa, a representante da DREN (Carla Carneiro), a vereadora da Educação (Maria Trindade do Vale), o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (Luís Ramalho) e o presidente da Mesa da Assembleia (Francisco Silva).

    Após o ato de Tomada de Posse e contando com um auditório constituído pela Federação Regional das Associações de Pais do Porto, a Direção do Agrupamento Vertical de S. Lourenço, Coordenadoras de Escolas EB1//JI de Ermesinde, Associações de Pais e Encarregados de Educação de Alfena, Ermesinde, Sobrado e Valongo, fundador e sócio honorário da FAPEVAL, Pais e demais público presente, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu a palavra ao reeleito presidente da Direção da FAPEVAL, José Manuel Pereira. Em nome da Federação do Concelho de Valongo, pautou a sua intervenção quer pela estratégia de cooperação ativa com a Autarquia de Valongo quer no papel que à FAPEVAL é dado na sua representatividade e participação através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, no Conselho Local de Ação Social, na Comissão Concelhia das Atividades Extra Curriculares e Conselho Municipal da Educação, Apelando à responsabilidade acrescida que as Associações de Pais assumem nos órgãos internos da gestão escolar (Conselho Geral e Conselho Pedagógico), referiu o quanto difícil é o enquadramento associativo perante uma sociedade de “alunos órfãos de pais ausentes” do processo educativo. Reconhecendo ser a FAPEVAL “o Patinho Feio” da CONFAP, é nesse papel incómodo que melhor servirá a educação concelhia. Às Associações de Pais, deixou a promessa que a partir do presente mandato contariam com o apoio financeiro da FAPEVAL na prossecução das suas atividades em prol da escola. Terminou apelando à maior disponibilidade de toda a comunidade escolar, com especial atenção para os Pais e Encarregados de Educação para uma escola melhor. «A Educação não é um Estado de Alma mas pode ser a Alma de um Estado», acrescentou.

    De seguida, Luís Ramalho enveredando pela mesma realidade, considerou que na sua relação institucional com as escolas de Ermesinde «os pais cada vez mais se ausentam da Escola», contribuindo assim para «omitir o papel de educador» que a cada um cabe. Na intervenção de Maria Trindade do Vale, congratulando-se com as boas relações de cooperação entre a autarquia e a FAPEVAL, admitiu que a sua vasta experiência na Educação de adultos e as privilegiadas relações com os diferentes Agrupamentos e diretores das escolas do Concelho lhe «garantem melhor poder contribuir para que a educação seja uma prioridade, pilar importante da sociedade». Nos dias de hoje, acrescentou, «quando as famílias se demitem do papel de educar» é às Associações de Pais que «compete o papel de zelar pelos interesses dos filhos e alunos das Escolas do Concelho».

    No uso da palavra e representando a Direção Regional de Educação do Norte, Carla Carneiro enalteceu «o papel fundamental dos pais no sistema educativo», evidenciando «o número crescente de Associações de Pais na Região Norte». Salientou que «Valongo está de parabéns pela sua organização em termos de Federação Concelhia», ao contrário dos restantes Concelhos.

    Foi a cerimónia de tomada de posse encerrada e apresentadas felicitações aos membros empossados.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].