Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2011

    SECÇÃO: Arte Nona


    Animação, videojogos e BD de autores portugueses animam a Exponor

    Decorreu nos pavilhões da Exponor, em Matosinhos, de quinta-feira, 31 de Março, a 3 de Abril, domingo, organizado pelas lojas portuenses “O Lobo Mau” e “PressPlay” o Anigamix'11, um certame que conheceu este ano a sua primeira edição e que foi dedicado à animação, videojogos, cinema, televisão e cultura japonesa, em conjunto com a banda desenhada portuguesa.

    Vinheta JUAN CAVIA
    Vinheta JUAN CAVIA
    O certame permitiu também actividades como cosplay, concursos (como o de desenho/ilustração, o torneio de videojogos, cosplay ou um quiz geek), karaoke (2 e 3 de Abril), oficinas ligadas à ilustração e à BD, como a de pintura digital e outras (como as de videojogos e origami) e ainda projecções de filmes de animação.

    A mostra combinou dias de entrada gratuitos com outros a pagar (no fim-de-semana).

    Entre as obras portuguesas, destaque para “As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy 2”, “Butterfly Chronicles”, “Zona Monstra”, “Obscurum Nocturnus”, “O Sonho Sem Fim” e “O Amor Infinito que te tenho e outras histórias”, .

    Estas obras foram apresentados pelos respectivos autores (Filipe Melo, João Mascarenhas, Rui Ricardo), no sábado, dia 2 de Abril, precedendo a entrega por Hugo Jesus e Daniel Maia, dos galardões dos VIII Troféus Central Comics que pretendem distinguir anualmente as melhores edições nacionais de BD, escolhidas por votação dos leitores, mesmo que com alguns percalços de regularidade.

    No sábado teve também lugar o lançamento da revista de BD “Zona Monstra” e uma sessão de autógrafos com a presença, entre outros, de Filipe Melo, Filipe Pina, João Mascarenhas, Rui Ricardo, Diogo Carvalho, Paulo Monteiro e Fil.

    Houve um concerto J-Rock com a banda Yoshi O Puto Dragão, no dia 2.

    O fim-de-semana do Anigamix’11, domingo, dia 3, encerrou com a entrega, por Diogo Stuart, dos Prémios PressPlay, que contemplaram a produção nacional de jogos 2011.

    Ainda nos dia 2 e 3 Oficina de Língua Japonesa, por Inês Rocha.

    No dia 3 Oficina de Guionismo para TV e Cinema, por Filipe Melo e Oficina de Balonagem e Legendagem Digital, por Hugo Jesus.

    A 3 de Abril Oficina de Fotografia, por Vânia Santos.

    O certame contou ainda com uma exposição de Ilustração, de Pedro Pires.

    Estiveram presentes os expositores: O Lobo Mau | PressPlay | Oblivion Shop | Naraneko| Invicta Indie 9 Arts | Kuri Kuri Shop | Anjos Urbanos | Ekstra Shop | Warner Bros.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].