Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2011

    SECÇÃO: Cultura


    Dia 8 de Março, pelas 17h30, após o Cortejo de Carnaval

    Autarquia retoma tradição da Queima do Velho

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo anunciou que decidiu retomar a ancestral Queima do Velho, tradição da Terça-feira Gorda que representa o fim do período das festas e folias do Carnaval e marca o início da época da Quaresma.

    A Queima do Velho, ritual perdido há cerca de 30 anos, terá lugar no Largo do Centenário, no dia 8 de Março, pelas 17h30, logo após o fim do Cortejo de Carnaval.

    A autarquia, em colaboração com a Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus e o Grupo Zés Pereiras Lusitanos, está a preparar um programa de animação para o dia de Carnaval.

    Como não poderia deixar de ser, na edição deste ano da Festa de Carnaval do Concelho de Valongo, no dia 8 de Março haverá um desfile em que participarão várias associações do concelho.

    O desfile arranca da sede da Associação Vallis Longus, pelas 15h30, e percorrerá várias artérias da cidade de Valongo, nomeadamente a Rua da Fonte Mourisca, Ilhar Mourisco, Rua Visconde Oliveira do Paço, Avenida 5 de Outubro, Rua José Seara e terminará no Largo do Centenário.

    O desfile termina pelas 17h30, altura em que se realizará então a tradicional Queima do Velho.

    O Velho (homem em palha) é transportado numa carroça, seguido de um grupo de pessoas que vai gritando a sua morte e entoando versos satíricos. No final do cortejo o velho é queimado em praça pública.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].