Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2011

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    1º Encontro da Rede de Centros de Novas Oportunidades do Concelho de Valongo

    Foto CNO/CSE
    Foto CNO/CSE
    No passado dia 26 de Janeiro realizou-se no Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária de Alfena, o 1º Encontro da Rede de CNO do concelho de Valongo. Esta iniciativa visou aproximar os vários centros de educação e formação de adultos, no sentido de limar arestas para a solidificação de um trabalho conjunto do presente, orientado para o futuro. Esta reunião, que contou com todos os profissionais dos CNO (coordenadores, técnicos de diagnóstico e encaminhamento, profissionais de RVC e formadores), serviu para elencar um conjunto de dúvidas e constrangimentos, sentidos e vividos diariamente nestes centros.

    Entre várias questões levantadas, destacaram-se as áreas de melhoria ao nível da gestão da oferta da formação a uma língua estrangeira e formações de dupla certificação, as validações parciais, o perfil dos adultos, a heterogeneidade dos grupos e a gestão das expectativas e, por último, o plágio de dossiers ou de portefólios de aprendizagem. Temas acerca dos quais, depois de debatidos em pequenos grupos, foram apresentadas as súmulas que indicaram acções de melhoria a desenvolver no trabalho da formação/qualificação dos adultos.

    As propostas sugeridas passaram por optimizar os canais de comunicação com os adultos e entre as equipas técnico-pedagógicas dos CNO do concelho, a fim de se uniformizar procedimentos, organizar respostas formativas e de qualificação, ou seja, potenciar a intervenção em rede para o sucesso no trabalho concelhio ao nível da educação e formação de adultos.

    Neste encontro, de muitos que se seguirão, mais do que encontrar soluções para os problemas, procurou-se circunscrever e lançar as bases para reflexões futuras.

    Concluindo, “corresponder aos desafios que os CNO têm em mãos passa por melhorar as respostas às necessidades formativas e de qualificação da população adulta do concelho de Valongo, valorizando e credibilizando, em simultâneo, o trabalho dos Centros Novas Oportunidades desta Rede”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].