Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    O que são os discos SSD

    SSD, sigla do inglês solid-state drive, que significa unidade de estado sólido, é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Tipicamente, são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou ópticos (discos como CDs e DVDs). Alguns dos dispositivos mais importantes usam memória RAM, e há ainda os que usam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmaras digitais).

    foto
    (*)Os dispositivos SSD têm características que constituem vantagens e desvantagens sobre dispositivos de armazenamento convencionais. Entre elas:

    Vantagens

    • Tempo de acesso reduzido, uma vez que o acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólidos podem ter características diferentes;

    • Eliminação de partes móveis electro-mecânicas, o que reduz vibrações e os torna completamente silenciosos;

    • Por não possuírem partes móveis são muito mais resistentes que os HDs comuns, contra choques mecânicos, o que é extremamente importante quando se fala em computadores portáteis;

    • Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;

    • Consumo reduzido de energia;

    • Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns – cerca de 70° C;

    • Banda muito superior aos demais dispositivos, com dispositivos apresentando 250MB/s na gravação e até 700MB/s nas operações de leitura.

    Desvantagens

    • Alto custo para o utilizador final;

    • Capacidade inferior aos discos rígidos IDE e SATA;

    • A leitura e escrita de grandes blocos de dados tende a ser mais lentas em um SSD (carece de fontes?).

    Taxas de transferência

    As taxas de transferência (na maioria dos modelos) são equivalentes a de um HD modesto, em sistemas de alto desempenho, o critério de alta velocidade de acesso é o mais importante, além de reduzir bastante o tempo de boot, mas no caso de dispositivos de baixo consumo de energia, ou baixo custo, o critério da redução do consumo de energia é o mais importante. Porém, para os padrões actuais de mercado e aplicação, os dispositivos SSD ainda são bastante caros se comparados a dispositivos magnéticos. Para solucionar este problema, actualmente estão sendo lançados discos híbridos, contendo alguns Gb em Flash mais um disco convencional.

    Devido a esta grande diferença de preço os SSD estão actualmente mais restritos aos notebooks ultraportáteis onde as suas vantagens são melhor aproveitadas.

    Novos drives são apresentados com frequência, mostrando que é uma tecnologia em que estão a ser investidos muitos recursos.

    De facto a ideia é trocar um disco rígido por memórias de estado sólido de forma natural. O conector, a interface e as características lógicas são as mesmas. Na verdade um disco de estado sólido pode ter o mesmo tamanho de um disco de 3.5", se encaixado normalmente no lugar de um disco rígido. Mas ainda estamos longe de decretar a morte dos discos rígidos, as duas tecnologias vão coexistir ainda por um longo tempo e provavelmente ganharão novos rivais.

    Flash Drives

    A maioria dos fabricantes utilizam SSD de memória flash não-volátil para criar dispositivos mais robusto e compactos para o mercado consumidor. Estes SSDs baseados em memória flash, também conhecida como flash drives, não necessitam de baterias. Eles são frequentemente embalados na unidade de disco padrão (1,8 polegadas, 2,5 polegadas e 3,5 polegadas). SSDs são mais lentas do que as DRAM e alguns modelos são mais lentos do que o mesmo tradicional HDDs em ficheiros grandes, mas flash SSDs não têm partes móveis e, portanto, procuras e outros atrasos inerentes de discos electro-mecânicos convencionais são insignificantes.

    Características

    1. Cache: Um SSD utiliza uma pequena quantidade de memória DRAM como um cache, semelhante ao cache em unidades de disco rígido;

    2. Armazenamento de energia: Outro componente de alto desempenho SSDs é um capacitor em forma de pilhas. Estes são necessários para manter a integridade dos dados de tal ordem que os dados no cache pode ser levada para a unidade quando a energia é suprimida; algumas conseguem armazenar os dados na cache até a energia ser retomada.

    Tecnologias utilizadas

    As MLC (Multi Level Cell) são empregadas nos dispositivos electrónicos de uso corrente, como “pen-drives” e cartões de memória. São mais baratas, mais compactas (uma única “célula” pode armazenar dois bits através da variação dos níveis de corrente que conduz em quatro intensidades identificáveis), mas em contrapartida apresentam um desempenho duas vezes menor que o das memórias SLC e impõem um limite de 10 000 (dez mil) operações de escrita por célula.

    As SLC (Single Level Cell) são mais caras, menos densas (cada célula armazena apenas um bit, como toda célula de memória que se preza) e têm menor. Em contrapartida admitem até 100 000 (cem mil) operações de escrita por célula e apresentam um desempenho muito superior: tempo de leitura de 25 microssegundos, de escrita de 200 microssegundos e necessitam de apenas 1,5 microssegundo para apagar o dado armazenado (repare que a unidade é microssegundo, ou milionésimo de segundos, e não milissegundo, ou milésimo de segundo, usualmente adoptado para medir o desempenho de discos magnéticos). Este tipo de memória flash tem sido usado até o momento apenas em aplicações militares, industriais e corporativas.

    Preços mais baixos normalmente usam unidades Multi Level Cell (MLC), que é mais lento que uma unidade Single Level Cell (SLC).

    (*) Wikipédia

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].