Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    Deputado comunista da AR Jorge Machado visionou lacunas de Ermesinde e Alfena ao nível das respostas sociais

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    No âmbito de um mandato aberto alusivo às temáticas da coesão social e dos serviços públicos o deputado do PCP na Assembleia da República (AR) Jorge Machado efectuou uma visita ao concelho de Valongo na manhã de 18 de Outubro passado. Alfena e Ermesinde foram as freguesias contempladas pelo deputado que se fazia acompanhar por algumas figuras ligadas ao aparelho comunista local, entre outros o líder da concelhia, Adelino Soares, e os actual e anterior eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Valongo, respectivamente Adriano Ribeiro e José Caetano.

    Na breve troca de palavras com o nosso jornal Jorge Machado frisaria que com esta visita o PCP pretendia ficar a conhecer de perto a realidade e a consequente capacidade de resposta às populações de alguns serviços públicos numa altura em que a crise parece atingir níveis elevados. E nestas duas freguesias valonguenses o cenário verificado pelo deputado apresenta-se – segundo o mesmo – envolto em sérias preocupações, iniciando a sua justificação para com esta opinião com o rescaldo da visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alfena, um serviço há muito desadequado às necessidades dos alfenenses, dotado de condições físicas paupérrimas – a diversos níveis – e quase desumanas, conforme já foi relatado em diversas ocasiões neste jornal na sequência de anteriores visitas de secretários de Estado, deputados da AR, e candidatos autárquicos ao local. Agora e tal como dantes Alfena continua a exigir uma nova USF, uma exigência que Jorge Machado irá relembrar na Assembleia da República.

    Depois de uma passagem pelo Centro Social e Paroquial de Alfena, onde se inteirou do trabalho de cariz social que é feito por esta instituição, o deputado comunista partiu para Ermesinde onde visitaria as instalações da Segurança Social. Aqui constatou aquilo que classificaria posteriormente como «uma situação inaceitável» no que concerne a condições físicas. «As condições de espera dos utentes, as condições de trabalho dos próprios funcionários, são lastimáveis. As pessoas que aqui se deslocam diariamente fazem-no em alturas de vida complicada – encontram-se em situação de desemprego, procuram ajuda social do Estado – e não têm o mínimo de privacidade para expor os seus problemas aos profissionais que aqui trabalham por falta de estruturas condignas», sublinharia Jorge Machado. Perante isto o deputado frisaria que o seu partido irá exigir ao poder central, mais precisamente ao Ministério da Segurança Social e do Trabalho, uma resposta urgente para esta problemática situação.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].