Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Um pouco mais definidas regras do Orçamento participativo

    Reunião morna e com escassa participação popular, a última sessão pública da Junta de Freguesia de Ermesinde, realizada no passado dia 6 de Outubro, terá tido como principal motivo de interesse a discussão das formas como se irá processar a discussão do “orçamento participativo” que a Junta quer promover, além da discussão ou informação sobre pequenos problemas que afectam a Cidade ou projectos que a pretendem requalificar.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A sessão teve início com um ponto de informações prestadas pelo presidente da Junta, Luís Ramalho que, entre outros assuntos, abordou a atribuição de um cartão de residente a moradores da zona do mercado, para efeitos de permitir a circulação em dias de feira. Informações ainda sobre algumas realizações recentes, como o passeio sénior, o Concurso Miss e Mister Ermesinde e ainda a Concentração de Automóveis.

    Uma outra questão foi o protesto por, na sua opinião, os serviços da Segurança Social não estarem a fazer tudo o que podem para ajudar as pessoas a pedir a sua senha para poderem fazer prova de recurso e assim justificar as prestações sociais que recebem.

    A Junta estava a tentar ajudar no que podia, mas a Segurança Social não podia simplesmente encaminhar as pessoas para a Junta como se isso fosse atribuição e obrigação desta. «O mínimo é colaborar quando as pessoas lá se dirigem», considerou ainda Luís Ramalho.

    INTERVENÇÕES

    DO PÚBLICO

    Seguiu-se um período de intervenções do público, que teve como único interveniente José Martins, que abordou, como é seu costume, várias maleitas da cidade de Ermesinde.

    Começou por agradecer a intervenção da Junta quanto à limpeza de um terreno pertencente à Refer na Quinta do Souto e manifestar regozijo pela abertura, finalmente, do túnel de Miguel Bombarda sob a via férrea para, no seguimento disto, denunciar que é raro o dia em que não estejam veículos estacionados logo à saída da curva do túnel e, por isso perguntava se não estava previsto um sinal de estacionamento proibido no local. Assinalou também que terreno na Rua do Passal se está a tornar uma lixeira (o local será da Refer, mas está protegido por uma rede demasiado fina que permite o depósito do que quer que seja.

    Abordou depois a questão da falta de uma passadeira junto à estação ferroviária de Ermesinde e na parte sul das paragens de autocarro. José Martins discordou de uma anterior justificação de Luís Ramalho, dizendo que 99% dos entroncamentos em Ermesinde têm três passadeiras e o facto de existirem outras nas proximidades não inviabilizava a necessidade desta.

    foto

    A NOVA LOJA

    DA JUNTA

    José Martins lamentou também que estivesse partida a placa identificativa do Centro Social de Ermesinde na antiga entrada da Rua Miguel Bombarda.

    Finalmente questionou se estava prevista a abertura de uma caixa multibanco na loja da Junta (CTT, etc.,) a abrir na Travagem, já que naquela zona a mais próxima é a das bombas da Repsol.

    Luís Ramalho respondeu a José Martins, primeiro para lhe dizer que tem avisado a Câmara para notificar proprietários sobre terrenos que precisem de ser limpos, ou proceder à sua limpeza, com a imputação de custos aos proprietários, referiu também que a Junta vai continuar o esforço de sensibilizar as pessoas para só colocarem o lixo na rua depois das 20h00. Por fim, quanto à questão da caixa multibanco informou que a Caixa Geral de Depósitos já teve prevista a instalação de um balcão na Travagem, mas com a recente crise, abandonou este propósito. A Junta iria tentar o que pudesse, mas a decisão de instalar a caixa multibanco pertencia à SIBS.

    ASSUNTOS

    DA ORDEM DO DIA

    Aprovadas as actas de reuniões anteriores, a Junta decidiu sobre o destacamento de funcionários para o futuro posto da Travagem e dos abonos a atribuir (por eventuais falhas na circulação de dinheiros).

    Aprovou também a transferência para 2011 dos montantes antes atribuídos para 2010 em sede de orçamento participativo e definiu alguns dos contornos para a futura discussão deste orçamento participativo, nomeadamente quanto ao formato de classificação das propostas e da participação do Conselho Coordenador e Conselho Coordenador Alargado. Uma última precisão, por razões de agilidade processual, o documento será chamado de “norma de funcionamento” e não “regulamento”.

    foto

    INTERVENÇÕES FORA

    DA ORDEM DO DIA

    No período de intervenções livres dos membros da Junta a socialista Esmeralda Carvalho fez um reparo sobre os apartes pouco adequados dos apresentadores do Concurso Miss e Mister Ermesinde, iniciativa ao gosto popular com a qual se congratulou. Considerou também muito positiva a realização do desfile de automóveis frente ao edifício da Junta.

    Também as outras eleitas pelo PS, Ana Luísa Calafate e Diva Ribeiro, usaram da palavra. Ana Luísa Calafate pediu informações sobre a situação da travessia aérea sobre a via ferroviária prevista para a zona da Avenida João de Deus, tendo Luís Ramalho respondido que não havia, de momento, mais novidades.

    Diva Ribeiro, por sua vez, salientou o trabalho que estava a ser feito pelo Gabinete de Acção Social da Junta de Freguesia, elogiou também a realização do Concurso Miss e Mister Ermesinde, que tinha como um dos principais objectivos promover o comércio local, o que não foi contudo inteiramente conseguido.

    Diva Ribeiro teve ainda ocasião de discordar de algumas considerações críticas de Luís Ramalho aos serviços da Segurança Social em Ermesinde e referiu que a Segurança Social tinha disponibilizado manuais à população.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].