Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    JORNADAS PARA A INCLUSÃO – FEIRA QUEM É QUEM

    Rede social do concelho pôs de pé, em parceria, iniciativas de combate à pobreza

    Um vasto conjunto de organizações estiveram envolvidas na Feira “Quem é Quem”, que decorreu paralelamente às Jornadas para a Inclusão, e cujos participantes se distribuíram pelos stands colocados nas partes inferior e superior do Parque Urbano, um pouco à maneira da Feira do Livro, divulgando as suas iniciativas e propostas, sempre em espírito de parceria.

    Também as Jornadas para a Inclusão abordaram um conjunto de importantes matérias, de que se salientam as questões da Intervenção Social que, no último dia, abordaram mais especificamente, as Experiências de Intervenção no âmbito do Rendimento Social de Inserção.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O último dia das Jornadas foi dedicado à medida Rendimento Social de Inserção (RSI). Apresentaram as suas comunicações Eduardo Victor Rodrigues, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que questionou os processos de reinserção laboral no RSI e noutras medidas, e Andreia Pereira, técnica do Centro Social e Paroquial de Campo, que abordou a questão das políticas sociais e relações de género no processo de inclusão social das mulheres beneficiárias de RSI em Campo e Sobrado.

    De seguida foram apresentados várias experiências concretas desenvolvidas pela ADICE, pelo Centro Social e Paroquial de Campo (CSPC) e pela associação Ermesinde Cidade Aberta (ECA).

    Através de apresentações multimédias, as três instituições fizeram um breve resumo do seu trabalho que acompanhou a aplicação da medida.

    Destaque para a experiência do CSPC, com o projecto “Formar para Inserir” (a que esteve ligado, precisamente, Andreia Pereira, e que abrangeu as freguesias de Camp e Sobrado, e para duas experiências da associação Ermesinde Cidade Aberta: “Entrelaços”, um projecto de intervenção na primeira infância, envolvendo pais, cuidadoras e bebés, e “Pais que Cuidam”, um projecto, com recurso a técnicas de dramatização, de questionamento e consciencialização dos processos relacionais no seio da família.

    Quanto ao primeiro dos projectos da Ermesinde Cidade Aberta, pretendeu optimizar os padrões da interacção familiar, através de várias acções de estimulação de sentidos e massagem aos bebés, várias saídas e uma festa final.

    O segundo destes, um projecto modelar que aliás a plateia presente no Fórum Social aplaudiu espontaneamente e sem reservas, até pela qualidade estética com que foi apresentado, abordou várias temáticas, entre as quais violência doméstica, nutrição, relação com a adolescência, violência e abuso sexual contra crianças.

    Desenvolvido pelas técnicas Ana Morais, Joana Barros e Liliana Fernandes, com o apoio de um técnico da área de Teatro, este projecto ilustra bem o poder da Arte como via de humanização e superação sócio-cultural dos intervenientes (no caso beneficiárias da medida RSI).

    Sobre este projecto em concreto, aliás, já “A Voz de Ermesinde” se tinha debruçado, no seu número 846, de 15 de Março do corrente ano: «Na noite da passada sexta--feira 5 de Março, o Centro Cultural de Alfena acolheu uma iniciativa das equipas de protocolos de RSI, acção social e gabinete de Psicologia» da ECA enquadrada na acção “Pais que Cuidam”, «um projecto de educação parental que vai na sua terceira edição. No concreto, o grupo de mães que integravam o “Pais que Cuidam” apresentaram no palco daquele centro cultural uma dramatização de vivências resultante da “troca de experiências relativas à parentalidade” (...)».

    foto
    No final das comunicações houve ainda um pequeno espaço para intervenções do público.

    As Jornadas abordaram diversas matérias ao longo dos três dias, tais como “A Importância das Parcerias” (comunicações de Júlia Mendes e Lúcia Ramalho, da Rede Social da CM Valongo, Fátima Aparício, da ADICE e Susana Machado, da mesma instituição; o “Atendimento Integrado” (Comunicações de Isabel Veiga, CM Trofa, e Lília Pinto, CM Matosinhos); “A Inclusão na Deficiência” (Marta Gonçalves e Sílvia Silva, Centro Social e Paroquial de Alfena, Carla Marques, ADICE, Flora Gil e Manuela Dias, Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência do Agrupamento Vertical Vallis Longus, e Pedro Ribeiro, do Centro de Reabilitação da Areosa; “Quotidianos Seniores” (Joana Guedes, do Instituto Superior de Serviço Social do Porto, e Carlos Faria, da Agorarte).

    Por sua vez, a Feira “Quem é Quem” contou com muita animação e iniciativas durante os três dias: teatro, fantoches, dança, poesia, música, pinturas faciais e outras actividades dirigidas às crianças, demonstrações, rastreios.

    O encerramento formal da feira (se bem que esta se prolongasse até à noite), esteve a cargo da Banda da PSP.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].