Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    JORNADAS PARA A INCLUSÃO – FEIRA QUEM É QUEM

    Assinado protocolo de atendimento integrado pelos parceiros da rede social do concelho

    Respondendo positivamente ao apelo e organização do Departamento de Educação, Acção Social, Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Valongo, dezenas de organizações com trabalho em parceria já presentes no terreno, participaram das iniciativas paralelas Jornadas para a Inclusão do Concelho de Valongo e Feira “Quem É Quem”, que decorreram entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro, respectivamente, no Fórum Cultural e no Parque Urbano de Ermesinde. Para além das iniciativas divulgadas na feira pelas instituições, e das comunicações apresentadas nas jornadas, um destaque muito particular vai para a celebração do Protocolo de Atendimento Integrado, assinado por 17 instituições do Concelho, entre elas as autarquias locais, o Centro Social de Ermesinde e a associação Ermesinde Cidade Aberta.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A cerimónia de abertura das Jornadas para a Inclusão do Concelho de Valongo, cujo alinhamento teve que sofrer uma inesperada alteração devido ao atraso de algumas personalidades que iriam assinar os protocolos, acabaria por ser iniciada com a actuação de um grupo de jovens da comunidade de inserção da ADICE, o que não deixa de ter um importante significado simbólico.

    Os jovens, que interpretaram trechos de música popular portuguesa e reconstituíram alguns trabalhos agrícolas, deram de imediato lugar às intervenções da mesa, na qual pontificavam a vereadora com o pelouro da Acção Social Maria Trindade Vale, o director distrital da Segurança Social do Porto, Luís Cunha, e o presidente da Câmara de Valongo, Fernando Melo.

    Este último considerou o Protocolo de Atendimento Integrado – que permite às várias instituições envolvidas do concelho o acesso a uma base de dados partilhada – como «fundamental». Fernando Melo elogiou o dinamismo do director distrital da Segurança Social, Luís Cunha, e defendeu a necessidade do município produzir mais e melhores acções no domínio do social. Elogiou, por fim, Maria Trindade Vale, «entusiasta nesta área», bem como outros técnicos envolvidos na Rede Social do concelho.

    O director distrital do Instituto da Segurança Social (ISS), por sua vez, declarou o seu «grande prazer em contribuir para o esforço de erradicação da pobreza» e pôs em relevo o atendimento integrado como a melhor forma de gerir os recursos existentes.

    Sublinhando quatro factos em destaque neste processo, Luís Cunha invocou a existência de uma rede social no concelho, a existência de um trabalho social em parceria, a existência de uma autarquia dinamizadora da acção social e, por fim, a consciencialização do pessoal técnico envolvido na luta contra a pobreza e exclusão social da necessidade desse mesmo trabalho em parceria.

    O director distrital do ISS defendeu a necessidade de evitar a fragmentação da resposta social e considerou que este passo em frente do trabalho em rede e em parceria era significativo para os que se encontram em fase de desintegração social.

    DIA ESPECIAL

    foto

    Maria Trindade Vale, que deu início às intervenções, considerou este um dia especial, em que todos tinham dado as mãos para proporcionar um atendimento de qualidade e para que os técnicos não andassem todos «a fazer o mesmo».

    Referiu depois que, mesmo acabado o financiamento da Rede Social, o trabalho social continuava. Por fim fez um agradecimento público ao vereador Afonso Lobão, também ligado à Segurança Social e igualmente presente, por ter ajudado a agilizar a assinatura deste protocolo.

    ASSINATURA

    DO PROTOCOLO

    DE ATENDIMENTO

    INTEGRADO

    foto

    Seguiu-se a assinatura pública do Protocolo de Atendimento Integrado,que foi sendo assinado, sucessivamente, pela Câmara Municipal de Valongo (deveria tê-lo sido sim pelo município de Valongo, conforme em reunião posterior de Câmara se veio a apurar após reparo de Maria José Azevedo), que foi representada pelo seu presidente, Fernando Melo, pelo Centro Distrital do Porto do ISS, através do seu director Luís Cunha, e pelo Hospital de Nossa Senhora da Conceição de Valongo, através do seu director, António Ferreira. Seguiu-se a assinatura por parte das Juntas de Freguesia (também aqui a entidade jurídica deveria ter sido a Freguesia e não a Junta), sendo representadas pelos seus presidentes, a de Alfena por Rogério Palhau, a de Campo por Alfredo Sousa, a de Ermesinde por Luís Ramalho, a de Sobrado por Carlos Mota. Quanto à Junta de Freguesia de Valongo, o seu presidente, que subscreve o protocolo, esteve ausente por motivo de doença.

    O protocolo foi também assinado por Joaquim Barbosa, em representação do Instituto da Droga e Toxicodependência, pela Irmã Fátima Pires, em nome do Instituto do Bom Pastor “Hauretius Aquas”, e por várias IPSS e associações do concelho. Henrique Queirós Rodrigues assinou o protocolo em nome do Centro Social de Ermesinde e da Associação Ermesinde Cidade Aberta, Jorge Videira em nome da Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde, Maria Trindade Vale em nome da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, Manuela Duarte em nome da Associação Viver Alfena, António Vasques em nome da Casa do Povo de Ermesinde e, finalmente, o P.e Joaquim Carneiro em nome do Centro Social e Paroquial de Alfena.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].