Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2010

    SECÇÃO: Destaque


    XVII FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    Campanha de auto-exame do cancro oral

    A Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) está a desenvolver uma Campanha de Informação para Auto-exame do Cancro da Boca.

    Foto APMDH
    Foto APMDH
    A campanha de informação e combate ao cancro da boca desenvolvida pela APMDH é plenamente inovadora. Tem vocação nacional e pretende chegar a todos os quadrantes etários e sociais.

    A campanha conta com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), entidade protocolada com a APMDH. A iniciativa de apresentação pública da Campanha informativa teve o seu inicio no dia 16 de Outubro de 2009 no Clube Literário do Porto, sendo que Vila Real, foi a cidade que se seguiu.

    Este mês a APMDH esteve ainda presente na Feira do Livro do Concelho de Valongo, em Ermesinde, onde mostrou a todos os cidadãos as vantagens da prevenção do auto-exame e apelou a assinatura de uma petição para a saúde oral. Mais concretamente uma petição em que solicita à Assembleia da República que tome com urgência medidas legislativas e políticas no sentido banir a desigualdade e discriminação a que têm sido votados os cidadãos portugueses relativamente à Saúde Oral em paralelo com as demais Áreas da Saúde. Com esta a campanha pretende a APMDH chegar a todos os portugueses, a fim de informar como proceder ao seu Exame de Sinais de Alerta indicadores de patologia oncológica na área da cavidade bucal. A campanha de informação sob o título “Sorria para Si Mesmo!” tem como aspecto original e inovador o informar a população nacional para os sinais de alerta através do seu auto-exame. Efectivamente tem sido relegado para posterior plano a Patologia Oncológica na cavidade oral. Em Portugal esta representa cerca de 7% do total de tumores malignos diagnosticados anualmente, sendo em termos comparativos superior aos linfomas, leucemias e cancro da pele.

    O cancro da boca e faringe vem em 3º lugar no ranking das patologias oncológicas, logo a seguir ao cancro da mama e do colo do útero.que está a ser promovida.

    Por: APMDH

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].