Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2010

    SECÇÃO: Local


    Transmissão de Tarefas do Rotary de Ermesinde

    Realizou-se no passado dia 28 de Junho na Churrasqueira do Norte a habitual transmissão de tarefas, passagem do Conselho Director do ano rotário de 2009-2010, presidido por Carlos Faria para o Conselho Director do ano rotário de 2010-2011, presidido por José Puig.

    Na cerimónia tiveram lugar de destaque, naturalmente, os discursos de balanço e transmissão de tarefas, a entrada de uma nova companheira Açucena Miranda com a classificação rotária de Educação de Infância e a entrega do título de Companheiro Paul Harris ao Companheiro Coelho de Oliveira

    Por: António Carvalho

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    DISCURSO DO PRESIDENTE ENTRANTE

    A minha primeira palavra é de agradecimento pela vossa presença, senhoras e senhores convidados, companheiras , companheiros e familiares, pela participação nesta reunião que para o Rotary Club de Ermesinde é das mais significativas de cada ano rotário.

    Trata-se, com efeito, duma reunião festiva na qual renovamos os nossos compromissos, de modo a solidificarmos e incrementarmos a eficácia do Rotary Club perante a comunidade.

    Sendo o Rotary movido essencialmente pelo espírito de servir, não podemos ficar indiferentes às novas realidades sociais decorrentes da profunda crise económica e financeira que persiste em manter-se por mais algum tempo em todo o espaço do Mundo Ocidental.

    Consideramos, portanto, que o espírito de servir, perspectivado pelo Rotary Internacional como base de todo o empreendimento condigno, não pode deixar passar em claro as novas realidades urbanas, os novos sinais de pobreza, degradação e exclusão social.

    Nesse sentido, um dos objectivos do nosso Clube para o próximo ano rotário passa pela implementação dum projecto de natureza social, que, numa estreita colaboração com entidades particulares do sector, permita detectar, tratar e atenuar efeitos preversos de muitas expectativas frustradas e projectos de vida destruídos.

    Não chegou ainda a hora de concretizar o dito projecto, porque o pretendemos articular com uma ou mais instituições com experiência na área de intervenção social, mas estamos bem cientes das especiais responsabilidades que pretendemos assumir neste domínio.

    Dois outros objectivos do nosso Clube para o próximo ano, o desenvolvimento do quadro social e a definitiva atribuição e gozo de personalidade jurídica, representam uma aposta no reforço dos meios imprescindíveis a uma crescente intervenção na nossa comunidade, em termos quantitativos e, principalmente, qualitativos.“Uma melhor imagem do Clube junto da comunidade é também essencial ao reforço da citada intervenção, e com esse objectivo manteremos iniciativas, como o rally paper, que foram muito bem sucedidas no passado próximo, e lançaremos outros empreendimentos de natureza desportiva em estreita ligação com os mais jovens e respectivas instituições de ensino.

    Permitam-me, por fim, uma referência às preocupações do Rotary Clube de Ermesinde com as consequências de eventuais tragédias e desastres naturais na nossa região, porque estas coisas só acontecem aos outros até um dia. 

    Vamos empenhar-nos, consequentemente, na definição duma estratégia comum, a nível distrital, de cooperação com uma estrutura de aquisição e gestão de equipamentos Shelter Box e socorro em situações emergência.

    Quero agora expressar uma palavra de boas vindas à Companheira Açucena Miranda, com uma forte expectativa de que se sinta bem no nosso meio, que os nossos ideais e tarefas a possam mobilizar, que o Clube corresponda aos seus anseios.

    Permitam-me que, na pessoa do Presidente Carlos Faria, saúde todos os membros do Conselho Director cessante, lhes dirija uma palavra de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, pela disponibilidade que manifestaram quando lhes foi solicitado um papel mais activo na promoção dos objectivos do movimento rotário, pela qualidade e espírito de companheirismo que sempre imprimiram às múltiplas vertentes da sua actuação.

    Tentaremos não desmerecer o vosso exemplo, eu e a equipa que passo a apresentar: 

    Comp. José Monteiro - Vice-Presidente;

    Comp. José Sobral Pires – Secretário;

    Comp. José Neves – Tesoureiro;

    Comp. Maria Fernanda Pereira – Directora de Protocolo;

    Comp. Carlos Faria – Vogal;

    Comp. João Morgado – Presidente da Comissão de Administração do Clube;

    Comp. Joaquim Moutinho – Presidente da Comissão de Projectos e Prestação de Serviços;

    Comp. Jorge Rebelo – Presidente da Comissão de Admissão;

    Comp. Manuel Sobral Pires – Presidente da Comissão de Relações Públicas;

    Comp. Joaquim Santos – Representante na FundaçãoRotária Portuguesa;

    Tentaremos, dentro das nossas possibilidades e com os recursos ao nosso alcance, cumprir os ideais e tarefas de Rotary, tendo bem presentes as quatro palavras que, na perspectiva do Presidente do Rotary International, 2010-2011, Ray Klinginsmith, reflectem quem somos e o que realizamos como rotarianos: Fortalecer Comunidades – Unir Continentes.

    Muito obrigado pela vossa atenção

    foto

    DISCURSO DO PRESIDENTE CESSANTE

    Ex.mo Senhor Presidente da Direcção da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Dr. Alberto Mateus;

    Ex.ma Senhora Professora D. Alcina Meireles, em representação da Direcção do Centro Social de Ermesinde;

    Ex.ma Senhora Directora do Jornal “A Voz de Ermesinde”, Arq. Fernanda Lage;

    Caríssimos Companheiros José Pinto e Vilela Araújo, dos Rotary Clubes de Santo Tirso e da Trofa, respectivamente.

    Um ano passou e, nas boas práticas de Rotary, é hora de passar o testemunho a um outro Companheiro que, na senda do que é a tradição no nosso clube, se há-de empenhar para colocar bem alto o nome da nossa cidade e do nosso Clube.

    Na hora dearrumar tarefas, não quero nem desejo deixar de fazer um rápido balanço daquilo que foi o período do meu mandato.

    Certamente que ninguém estará à espera de que eu diga que saio plenamente satisfeito com o trabalho realizado. Em Rotary, nunca se poderá dar o trabalho por terminado. É verdade, todavia, que eu gostaria de ter ido significativamente mais longe. Houve, porém, causas marginais, que muitas vezes me tiraram a tranquilidade de espírito e o sossego necessário para ir mais longe. Enfim, a eterna insatisfação do ser humano!

    Numa hora em que se avizinham profundas alterações em Rotary, com o “Plano Visão do Futuro”, o nosso Clube está a um passo de ver concretizada a sua legalização, passo importante para podermos caminhar em frente e confiadamente.

    As metas traçadas para o ano rotário que agora finda foram, em boa percentagem, alcançadas e cumpridas.

    Daí, que eu não queira ir mais adiante sem deixar aqui um profundo reconhecimento ao meu Conselho Director, sempre solícito e benevolente, certamente o maior responsável pelos êxitos conseguidos.

    Pode dizer-se que em Rotary não se agradece, mas deve ser-se reconhecido. E eu sou!

    À Maria do Sameiro, que neste espaço de tempo se viu várias vezes desamparada na sua saúde, quero exprimir-lhe aqui e publicamente

    o meu testemunho de gratidão pela preciosa colaboração que me prestou sempre e em todos os momentos.

    Também as minhas filhas merecem o meu agradecimento, porque sempre me estimularam para, com coragem, encarar este desafio que foi presidir a um Clube com o passado do Rotary Clube de Ermesinde.

    Ao Companheiro José Puig, que me vai suceder, quero desejar-lhe as maiores felicidades no desempenho das suas funções, para bem de Rotary e das grandes causas que este movimento abraça com determinação.

    Tal como já uma vez tive ocasião de citar, é bom que demos uma nova esperança ao Mundo.

    Muito obrigado!

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].