Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2010

    SECÇÃO: Local


    Alterações nas Festas de Santa Rita atearam protestos dos feirantes

    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    Foto ARQUIVO MANUEL VALDREZ
    A decisão de alterar a localização central das tradicionais festas de Santa Rita, do cruzamento da Formiga e e zona superior da Rua José Joaquim Ribeiro Teles causou, na última quinzena, uma onda de protestos de moradores da zona, feirantes e animadores da festa, que se opõem à sua transferência para mais abaixo, próximo da rotunda da Vila Beatriz.

    Recorde-se que a localização daquela romaria no seu lugar histórico foi este ano (aliás já o ano passado também, embora agora com uma maior insistência junto das instâncias superiores) alvo do protesto dos moradores entretanto alojados nos prédios que se foram implantando no local.

    Apesar da sua permanência no local ser muito recente relativamente ao respeitável número de décadas em que a romaria ali se desenrola, estes moradores protestavam sobretudo contra o ruído e as dificuldades de acesso às suas residências nos dias da romaria.

    Após uma batalha legal que obrigou o presidente da Junta a apresentar todas as garantias de controlo do ruído e do volume e horário da animação musical e ainda de salvaguarda do acesso aos moradores, tudo parecia estar encaminhado para uma resolução se não a contento de todos, ao menos minimamente aceite.

    Mas dado o facto de a localização tradicional da feira, de facto, constituir uma dificuldade viária de monta no acesso à auto-estrada pela Avenida Eng. Duarte Pacheco, acrescida destes protestos dos moradores da zona alta da Rua José Joaquim Ribeiro Teles, decidiu a Junta de Freguesia de Ermesinde concentrar a festa mais abaixo, havendo mesmo a intenção de, no futuro, aí a instalar, em local dedicado, fora da rede viária, de forma definitiva.

    Decisão esta que tem também a ver com a duração da romaria deste ano que, dado apanhar o feriado nacional do dia 10 de Junho (Dia de Camões e das Comunidades), será de maior duração do que habitualmente, tendo início quarta-feira, dia 9 de Junho e estendendo-se até dia 14 de Junho, segunda-feira, pois, como se sabe a Santa Rita tem o seu encerramento tradicional na segunda-feira.

    Só que tal decisão não foi de maneira nenhuma do agrado de um grande número de pessoas, que contestam a transferência da feira do seu local histórico.

    Assim, no passado dia 18 de Maio, cerca das 16 horas, um grupo de dezenas de moradores, feirantes e pessoas ligadas à tradicional romaria foi protestar estas decisões à sede da Junta de Freguesia de Ermesinde. Uma semana mais tarde, no passado dia 24 de Maio, cerca das 10 horas da manhã ocorreu novo protesto, havendo queixas de que se pretende desvalorizar esta feira em favor da romaria de S. Lourenço realizada em Agosto, no centro de Ermesinde.

    O presidente da Junta, Luís Ramalho, contesta estas acusações, fazendo promessas de que, ao contrário de pretender menosprezar esta feira, como é acusado, pretender sim, dar-lhe ainda uma maior honra no futuro, e esperando realizá-la em muito melhores condições e em espaço próprio já a partir da edição do próximo ano.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].