Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2010

    SECÇÃO: Destaque


    De visita a Valongo deputados do PSD sugerem variante alternativa ao alargamento da A4

    Um grupo de deputados do PSD eleitos pelo Distrito do Porto esteve a 17 de Maio último em Valongo para analisar in loco algumas das “dores de cabeça” que por estas alturas atormentam o nosso concelho.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Uma das temáticas mais focadas do quotidiano valonguense nos últimos tempos tem sido o polémico alargamento da A4, polémico no sentido de que inúmeras vozes se têm manifestado contra o mesmo, argumentando que o visado alargamento previsto no contrato de concessão com a Brisa colide com o ordenamento do território, uma vez que a sua construção iria cortar a sede do concelho ao meio.

    Da mesma opinião são os deputados sociais-democratas da Assembleia da República (AR) que na voz de Jorge Costa defendem que ao invés do alargamento deve ser estudada a possibilidade de ser construída uma variante à A4. Sustentam que o tempo não é inimigo desta alternativa já que a obra terá de estar concluída somente no primeiro semestre de 2015.

    Ainda dentro da questão das acessibilidades Jorge Costa faria a ponte para o desemprego, por outras palavras sublinharia que para as empresas cimentarem raízes no concelho e consequentemente criarem mais postos de trabalho para a população é antes de tudo necessário haver bons acessos. Recordaria previamente neste ponto que dentro do Distrito do Porto Valongo é o concelho mais fustigado pelo flagelo do desemprego, ressalvando no entanto o bom trabalho da autarquia no que concerne à criação de zonas industriais para a fixação de empresas, sublinhando então posteriormente a importância de existirem boas acessibilidades para que essas empresas escolham Valongo para desenvolver as suas actividades e dessa forma dar a mão a uma população carente de emprego.

    OUTROS

    ASSUNTOS...

    foto
    Mas não é só com a falta de emprego que a nossa população vai sofrendo, a segurança, ou a falta dela melhor dizendo, tem estado igualmente no centro das atenções com a elevada onda de assaltos de que os jornais fazem eco nas últimas semanas. E aqui Jorge Costa foi de encontro à velha questão do número insuficiante de efectivos das nossas esquadras e da degradação constante destas infraestruturas. O assunto não é por isso novo, já foi anteriormente dado a conhecer na AR mas a verdade é que até agora nada foi feito para melhorar as condições estruturais das esquadras do Concelho de Valongo – em particular a de Ermesinde – bem como reforçar o contingente policial da PSP local.

    Por último o deputado do PSD frisaria que ia igualmente saber junto do Governo se existia algum tipo de apoio no âmbito do QREN para dinamizar a aldeia de Couce, ou seja, no sentido de dotar esta peculiar aldeia de condições específicas que a possam tornar num pólo de atracção turística, sublinhado neste aspecto que Valongo tem requisitos muito próprios – com a sua gastronomia à cabeça – para fazer uma aposta forte no sector do turismo.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].