Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2010

    SECÇÃO: Cultura


    Exposição de tapeçaria “Voar sem Risco”

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Encerra hoje, na Galeria Museológica do Fórum Cultural de Ermesinde, a exposição de arte têxtil “Voar sem Risco”, que ali está patente desde o dia 17 de Abril. Inaugurada então com a presença do vice-presidente da Câmara, João Paulo Baltazar, simultaneamente vereador com o pelouro da Cultura, a exposição apresenta obras de tapeçaria não convencional da autoria de Dália Almeida, artista formada na Escola Superior de Belas Artes do Porto, mas radicada em Londres, e que assume alguma influência do meio artístico em que está envolvida.

    Serigrafias e tapeçarias constituem esta exposição. As segundas, marcantes da obra da autora, revelam fios traçados, bugigangas recolhidas do lixo, cordas tingidas, caricas, missangas, penas, até artigos de lingerie, enfim um sem-número de composições por vezes resultado de “acidentes” próprios ou alheios, tramas, texturas, estruturas, tudo isto numa formulação que, por vezes se reveste de um diálogo entre o sagrado e o profano, muito presente no conjunto da mostra.

    A artista vai contando histórias, do papagaio que fugiu, da rede de pesca, das folhas de palmeira, enfim dos vários motivos ou pretextos que fizeram desencadear a sua obra.

    Por vezes mais sóbria, por vezes à beira de um certo kitsch, a técnica da autora não deixa de surpreender, nesta subversão da arte têxtil que constitui a razão maior do seu trabalho.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].