Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2010

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Romeu Maia com estreia tranquila na condução dos trabalhos da reunião pública da Junta

    Na ausência de Luís Ramalho, a reunião pública da Junta de Freguesia de Ermesinde realizada no passado dia 5 de Maio, foi conduzida pelo seu tesoureiro, Romeu Maia (PSD).

    Outro membro da Junta, a socialista Ana Luísa Calafate, chegou mais tarde, por motivos profissionais. Foi uma reunião anormalmente breve, para o costume, e em que imperou um consenso absolutos na discussão dos pontos em agenda (aprovação das actas, romaria de Santa Rita, protocolo com a Câmara para a transferência de algumas competências, pedido de apoio da Secundária de Ermesinde, abertura de concurso para lote no cemitério n.º 2, encerramento da biblioteca na Rua Dr. Luís Ramos, cedência de equipamento informático à Ágorarte para a Universidade Sénior de Ermesinde, construção de passagem pedonal entre Rua do Juncal e Rua Clube Propaganda da Natação e, finalmente, abertura de processo disciplinar a funcionário da Junta).

    Do público vieram duas intervenções antes da Ordem do Dia (Américo Silva e Albino Silva).

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Início da reunião com as queixas “saborosas” de Américo Silva: «Já não sei onde moro, parece que estou em África».

    De novo em causa, tal como nas reuniões anteriores em que usou da palavra por igual motivo, algumas situações causadas por incompetência dos técnicos da Câmara, segundo o também membro da Assembleia de Freguesia de Ermesinde (agora PS).

    Se Américo Silva foi cáustico, então que dizer da intervenção de Albino Silva?! Começando por se queixar de que o presidente da Junta não tinha resolvido nem um dos assuntos que tinha apresentado na reunião anterior, comentou desapontado e taxativo: «O 25 de Abril nunca devia ter aparecido!, o que aparecem são muitos doutores, que só se preocupam com o seu dinheiro!».

    E continuando no mesmo tom: «O presidente da Câmara já se devia ter ido embora há muito!”. E passou depois a relembrar algumas das situações de que se tinha queixado, como a falta de uma placa identificativa na Rua Miguel Bombarda ou o trânsito excessivo na estreita Rua da Costa e do qual as pessoas não têm qualquer protecção.

    Depois comentou que no último 25 de Abril [comemorações promovidas pela Junta] eram muitos os polícias e os que estavam ali a “ganhar”, mais do que os que corriam [na corrida juvenil dessa tarde].

    Romeu Maia respondeu às intervenções do público. Sobre a situação na Rua da Costa referiu ter estado a tirar fotografias no local e estar a preparar um documento [para a Câmara] sobre esse assunto.

    Informou também que estaria prevista uma via de ligação entre a Rua do Bairro Primavera e a Rua Particular da Costa. E, finalmente, recordou as actividades realizadas no 25 de Abril, contradizendo algumas das afirmações de Albino Silva.

    Entrados na Ordem de Trabalhos e aprovada a acta da reunião anterior, Romeu Maia pôs à votação as condições de realização da romaria de Santa Rita neste ano, que irá decorrer de 9 a 14 de Junho, apanhando o feriado do dia 10, que calha este ano a uma quinta-feira.

    Foi definida a zona de interdição do trânsito e circunscrita a zona de realização da romaria.

    No ponto seguinte foi aprovado o protocolo de cooperação com a Câmara, pelo qual esta transfere para a Junta de Ermesinde várias competências referentes à limpeza de valetas e às reparações nas escolas, mediante transferência de verbas.

    Pelo contrário, o pedido de apoio a um jantar de convívio feito por professores da Escola Secundária de Ermesinde do curso profissional de Secretariado e do curso tecnológico de Administração não mereceu acolhimento.

    Foram definidas as regras de aprovação de propostas para a concessão de três lotes de terreno no cemitério n.º 2. A abertura das propostas deve decorrer por alturas do fecho da nossa edição (em meados de Maio).

    Foi depois decidido encerrar os serviços de biblioteca existentes na Rua Dr. Luís Ramos, sendo transferidos para o edifício-sede da Junta. No local da antiga biblioteca será instalado o Gabinete do Empreendedorismo.

    foto
    A Junta de Freguesia decidiu também ceder o material informático proveniente da Biblioteca e considerado obsoleto à associação Ágorarte, para instalação ao serviço da Universidade Sénior de Ermesinde, respondendo positivamente a solicitação nesse sentido, bem como a cedência de móveis e cadeiras também daí provenientes.

    O ponto seguinte, também de aprovação unânime foi o parecer sobre a construção de uma passagem pedonal desnivelada (viaduto) sobre a linha ferroviária, a implantar entre a Rua do Juncal e a Rua Clube Propaganda da Natação. Esta solução obviaria aos inconveniente para a privacidade das pessoas de um traçado anterior que seria feito pela Travessa João de Deus. Ao mesmo tempo, situando-se na proximidade de uma paragem de autocarro não faria aumentar demasiado o percurso das pessoas que se dirigissem, por exemplo, para o bairro das Saibreiras.

    A solução de uma passagem subterrânea foi também considerada inviável.

    Finalmente, no último ponto da Ordem de Trabalhos, foram decididos vários aspectos da tramitação referentes à abertura de um inquérito disciplinar sobre um funcionário da Junta.

    Nenhum dos membros da Junta pretendeu fazer qualquer intervenção posterior, sendo a reunião dada assim por concluída num tempo recorde.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].