Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2010

    SECÇÃO: Destaque


    XIV FEIRA DE ARTES POPULARES

    O 1º Prémio foi para... uma toalha de chá bordada à mão e alinhavados de Nisa

    Decorreu de 5 a 9 de Maio, como habitualmente no apeadeiro de Susão, a XIV Edição da Feira de Artes Populares do Concelho de Valongo, simultaneamente XI Mostra de Gastronomia.

    Do certame, que se tem vindo a manter sem muitas alterações ao longo dos anos, sujeito e dimensionado às limitações do espaço, apresenta “A Voz de Ermesinde”, mais uma vez, algumas notas de reportagem.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Apresentando cerca de 80 stands (artesanato e gastronomia), a feira contou com a presença do vice-presidente da Câmara João Paulo Baltazar na cerimónia de abertura. A animação, a anunciar o arranque da feira, esteve a cargo do grupo de zés pereiras “Os Lusitanos”.

    A feira é uma mostra do artesanato que se faz do norte ao sul do País e a comprová-lo foi a presença de artesãos de Valongo e redondezas, como Gondomar, Rio Tinto, Santo Tirso, Trofa, Matosinhos, Maia, Paredes, Porto e Vila Nova de Gaia, mas também, mais a norte, de Montalegre, Mirandela,Vila Flor, Vinhais, Lousada, Vila Real, Ponte de Lima, Barcelos, Braga, Guimarães, Amarante, Marco de Canaveses, Lousada, Paços de Ferreira e, mais a sul, Espinho, Santa Maria da Feira, Ovar, Aveiro, Sever do Vouga, Oliveira do Hospital, Castanheira de Pera, Pombal, Marinha Grande, Alcobaça, Caldas da Rainha, Mafra, Amadora, Sintra, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre e Monforte.

    Os visitantes tiveram ensejo de ver a trabalhar, ao vivo, muitos destes artesãos, destacando a organização, entre outras, a produção de «telhas decoradas e moinhos de vento de Mafra; cortiça; miniaturas e entalhados; cestaria em bambu e vime; estatuetas de lousa; calçado artesanal; bijutaria em cobre e vidro».

    foto

    A ANIMAÇÃO

    No dia da inauguração, a noite foi ainda animada pela Banda do Galo de Barcelos. No dia 6 a animação foi com o fado, nas vozes de Gisela Afonso, Ivete, Manuela Aleixo, Melita e Rosa Torres.

    O dia 7 foi dedicado às Escolas e à Terceira Idade, tendo decorrido oficinas de artesanato, havido animação a cargo das instituições concelhias ligadas à terceira idade, sido exibida a peça “Recados”, pelo ENTREtanto Teatro. Houve ainda “animação circulante”. Isto durante o dia. À noite exibiu-se o grupo de cavaquinhos da Associação Desportiva e Cultural Canários de Balselhas.

    A música tradicional portuguesa foi o prato forte da animação na noite do dia 8, com o grupo Arco do Bojo.

    Finalmente, no último dia, promovido pelo Rancho Infantil e Juvenil As Padeirinhas de Valongo, realizou-se um Festival de Folclore.

    Para os mais pequenos um circuito de obstáculos insuflável esteve disponível diariamente, no horário da feira.

    foto

    OS PRÉMIOS

    Na cerimónia de encerramento, que contou com a presença dos vereadores João Paulo Baltazar, vice-presidente da Câmara de Valongo, Arnaldo Soares e Maria Trindade Vale, coube ao primeiro fazer a entrega de um diploma de participação aos artesãos presentes.

    Quanto aos prémios deste ano, foram atribuídos, o 1º Prémio a Paula Marques, com uma toalha de chá bordada à mão a alinhavados de Nisa, tendo sido atribuídas menções honrosas a Emília Teixeira, com uma toalha aos quadrados com linhas trabalhadas, a Marta Cruz, com um centro de mesa, e a Rosa Pereira, com um lenço de namorados.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].