Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2010

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN fecha 1ª fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão com mais dois triunfos

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    No passado dia 24 de Abril a equipa de seniores do CPN (na imagem) fechou com “chave de ouro” uma participação imaculada na Série A do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Vencendo em casa o Juvemaia por 58-42, num encontro alusivo à 22ª, e última, ronda da citada competição, as pupilas de Agostinho Pinto terminaram esta 1ª fase de forma invicta no 1º lugar da classificação com 44 pontos somados! Antes deste encontro, mais concretamente no dia 22, as cepeenistas deslocaram-se ao pavilhão do vizinho Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo para aí disputarem uma partida em atraso da 16ª jornada. Apesar do plantel estar desfalcado das suas jogadoras mais influentes, as cepeenistas vencerim por 36-47. Nota: os resultados e classificações desta competição podem ser consultados na nossa edição on-line.

    A fase final desta competição decorrerá nos dias 7, 8 e 9 de Maio, no distrito de Setúbal (à data do fecho desta edição desconhecia--se o local exacto que irá acolher o evento).

    INICIADAS

    ENTRAM COM

    “PÉ DIREITO”

    NO NACIONAL

    Entretanto teve início nesta última quinzena de Abril a última fase do Campeonato Nacional/Zona Norte de iniciados femininos. Fase esta onde estão presentes seis equipas, nomeadamente CPN, Bolacesto, FCPorto, Académico do Porto, Académica de Coimbra e Esgueira; sendo que os dois primeiros classificados apuram-se para a fase final nacional.

    Assim, na 1ª jornada, o CPN deslocou-se a Coimbra para defrontar a turma da Académica, equipa vencedora da série Centro//Norte e, até à altura, sem derrotas. Um jogo muito cauteloso, visto a equipa de Ermesinde não conhecer bem o adversário. Com um espírito determinado, as iniciadas de Agostinho Pinto terminaram o 1º período a vencer 24-8 e, na etapa seguinte aumentaram a vantagem para 45--23. Na 2ª parte, a Académica tentou ainda reagir, mas nunca pondo em causa a vitória justa do CPN. O jogo terminou com um resultado expressivo 58-80.

    No fim-de-semana de 24/25 de Abril, as iniciadas cepeenistas disputaram a 2ª jornada, tendo recebido e vencido o Esgueira por uns rigorosos 108-21. Um jogo sem história onde a superioridade do CPN foi evidente.

    Também a equipa de cadetes do CPN venceu no último fim--de-semana de Abril a equipa Juventude Pacense (57-23). A equipa azul e branca, desfalcada de duas jogadoras, controlou o jogo do início ao fim, fazendo um parcial de 17-4 no 1º período e 12-8 no segundo. O resto do jogo foi dominado pelo combinado ermesindense.

    Pena que a felicidade não tenha durado muito, visto que as cadetes deslocaram-se ao Pavilhão de Mindelo para defrontar a equipa CDJ Régio perdendo por apenas dez pontos. De destacar que Bruno Nacarato, treinador principal, não esteve presente, sendo substituído pela treinadora Teresa Ferreira, ex-jogadora do CPN e actual treinadora dos Mini10/12. De salientar também que a equipa se encontrava desfalcada, mais uma vez, estando constituída unicamente por oito atletas.

    A PERFORMANCE

    DAS JÚNIORES

    No dia 17 de Abril, as júniores (desfalcadas de duas jogadoras) deslocaram-se até Coimbra com o objectivo de, mais uma vez, vencer a equipa do Olivais. Desta vez, e ao contrário do último jogo entre ambos os conjuntos, a equipa visitada “reforçou-se” com a base internacional Brandão, titular da equipa de seniores. Apesar das adversidades, o colectivo de Paulo Morgado não se deixou vencer facilmente. Com um início de jogo equilibrado, o Olivais rapidamente ganhou vantagem no marcador, sendo que mesmo assim o CPN não baixou os braços terminando o 2º período com uma diferença de 3 pontos (33-30). Uma entrada menos boa no período seguinte fez com que o Olivais alargasse a diferença para 10 pontos.

    O CPN ainda recuperou, contudo não foi o suficiente para que trouxesse de Coimbra um resultado positivo. Destaques para Joana Jesus com 24 pontos, 7 ressaltos e 4 bolas recuperadas; Margarida Pimenta, com 16 pontos e 11 ressaltos; Catarina Vieira, 11 pontos e 3 ressaltos; Inês Pinto, 3 pontos, 9 ressaltos e 3 bolas recuperadas; Alexandra Meinedo, 2 pontos e 4 ressaltos; Maria João, e Nádia Amaral.

    No dia seguinte, dia 18 de Abril, as ermesindenses (novamente com 7 jogadoras) receberam o Esgueira para mais um jogo do Campeonato Nacional Zona Norte, com a obrigação de vencer para manter as aspirações intactas no que concerne ao apuramento para a fase final. O jogo teve um começo apático por parte da equipa da casa, o que permitiu à turma do Esgueira equilibrar o 1º período (15-11). Com um 2º período melhor, mas abaixo do que pode e sabe fazer, a equipa do CPN chegou ao intervalo com uma diferença de 10 pontos (32-22). Após o intervalo, e com uma exibição a nível ofensivo de destacar por parte de Joana Jesus (31 pontos), as juniores, mais próximas do seu real valor, foram progressivamente aumentando o desnível do marcador chegando ao final com o resultado de 74-48 a seu favor.

    Destaques para a já referida Joana Jesus, Margarida Pimenta (17 pontos), Alexandra Meinedo (7 pontos), Inês Pinto e Catarina Vieira (ambas com 6 pontos), Nádia Amaral (5 pontos) e Maria João (2 pontos).

    No dia 23 novo jogo, desta feita no reduto da Ovarense, onde o CPN realizou um dos piores jogos da época. Diante de um dos candidatos a marcar presença na fase final do Nacional as juniores realizaram uma exibição bastante abaixo do esperado, complicando o apuramento. Com uma boa entrada em jogo (11-8 aos 5m), a equipa não mais conseguiu estar na frente do marcador, chegando ao final do 1º período a perder por 11-15. A Ovarense, muito bem organizada, comandou sempre as operações até ao intervalo, alargando ainda a vantagem, 21-29.

    Intervalo que não trouxe grandes alterações, com as cepeenistas a cometerem demasiados turn-overs (16 no total) e a estarem demasiado apáticas no ataque e na defesa, principalmente no que diz respeito ao ressalto defensivo, permitindo à equipa de Ovar demasiadas situações de segundos lançamentos.

    A equipa do CPN ainda esboçou uma reacção, chegando aos 6 pontos de desvantagem no 4º período, o que foi prontamente contrariado pela reacção das vareiras, com dois triplos. O final chegou com o resultado em 52-61 para as de Ovar.

    No domingo (24 de Abril), e sem margem para erro, o CPN deu uma boa resposta à derrota da véspera realizando uma boa exibição perante a sempre complicada equipa do Diogo Cão. Apesar de um 1º período menos conseguindo, cometendo alguns dos erros já verificados aquando do jogo com a Ovarense, nomeadamente no capítulo do ressalto defensivo, as juniores chegaram ao final do período a vencer por 14-8. Com a entrada no período seguinte a exibição melhorou, com a boa contribuição de todas as jogadoras, à excepção de Catarina Fonseca, por se encontrar lesionada. O CPN chegou ao intervalo a vencer por 34-21.

    Na 2ª parte as ermesindenses aumentaram o ritmo de jogo fazendo com que o resultado se fixasse nuns exclarecedores 69-42.

    Destaques para as atletas Margarida Pimenta, com 28 pontos, 9 ressaltos e 7 roubos de bola; Inês Pinto, com 9 pontos e 8 ressaltos; Joana Jesus, com 8 pontos 6 ressaltos e 6 assistências; Alexandra Meinedo, com 2 pontos, 5 ressaltos, 5 assistências e 4 bolas recuperadas; Catarina Vieira, com 13 pontos; Maria João 5 pontos; Edite Vilar, com 2 pontos; e Nádia Amaral, com 2 pontos.

    Nota negativa para a lesão desta última jogadora, a qual irá desfalcar a equipa propagandista durante os próximos três jogos.

    Por: Edite Vilar

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].