Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2010

    SECÇÃO: Local


    Comenius trouxe alunos estrangeiros à EB 2,3 S. Lourenço

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Uma comitiva composta por 25 alunos oriundos da Polónia, Espanha, Itália, Grécia e Alemanha esteve entre os passados dias 14 e 18 de Abril de visita ao Agrupamento Vertical de S. Lourenço, no âmbito do projecto Comenius. Antes de prosseguir com o relato desta visita é de dizer que este é um projecto desenvolvido no seio dos países de União Europeia e permite que as escolas que o integram constituam parcerias tendo como objecto um tema que é explorado em articulação. O tema apresentado foi o Ambiente, que será desenvolvido em intercâmbio com a Espanha, Itália, Grécia, Alemanha, Polónia e Lituânia durante um período de dois anos. Visando acima de tudo que os estudantes alarguem os seus conheimentos sobre ecologia e meio ambiente, e que promovam eles mesmos práticas de preservação ambientais, a temática da água foi o sub-tema, por assim dizer, “explorado” nesta visita a Ermesinde.

    As escolas participantes trabalharam então este sub-tema tendo o resultado desse trabalho sido dado a conhecer na manhã do dia 15, no auditório da EB 2,3 S. Lourenço. Foi digamos que uma maneira de todos os alunos conhecerem um pouco a realidade de cada um dos países participantes no que concerne a esta temática.

    A dar as boas-vindas aos alunos e professores visitantes esteve o elenco directivo do agrupamento, encabeçado por Miguel Marques (director), o qual se fazia acompanhar ainda pela representante da Câmara de Valongo, a vereadora Maria Trindade Vale. Após uma visita ao Parque Paleozóico de Valongo e à Lipor este dia terminou na sala de espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde com um belo apontamento cultural oferecido pelos alunos mais novos do Agrupamento Vertical de S. Lourenço aos visitantes estrangeiros. Um misto de dança e teatro portadores de uma forte mensagem apelativa à preservação do meio ambiente, ao qual não faltou inclusive o presidente da autarquia valonguense Fernando Melo. Nos dias que se seguiram os visitantes ficaram a conhecer alguns locais históricos da cidade do Porto guardando desta forma imagens e momentos que ficarão, de certo, gravados nas suas memórias.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].