Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    “Pequeno É Bom”: 1ª sessão dos Encontros sobre Edição Independente

    Realizou-se no passado dia 10 de Abril na Casa da Achada, em Lisboa, a 1ª sessão dos Encontros sobre Edição Independente “Pequeno É Bom”.

    foto
    A Casa da Achada acolheu a 1ª sessão dos Encontros sobre Edição Independente “Pequeno É Bom”, que decorreu no passado dia 10 de Abril nas suas instalações.

    Esta 1ª sessão dos Encontros contou com a exibição de um excerto sobre fanzines da sérir de TV “Ver BD”, de Pedro Moura, uma conferência de imprensa sobre a comemoração dos 10 anos da MMMNNNRRRG, uma feira de fanzines e a comunicação “Fanzines: Continuação da Aventura”, por Daniel Seabra Lopes.

    Daniel Lopes, o conferencista da sessão, «tem dividido uma carreira instável na área da antropologia com sucessivos retornos à BD e à ilustração, cultivando o sentido do anacronismo, o gosto pelo anonimato e outros fetiches igualmente irrelevantes», apresenta-o assim a Chili com Carne, a partir da autoapresenatção do autor. «Entre as suas proezas contam-se a participação, sob diversos pseudónimos, na seminal zangarreada Novos Panoramas do Globo / Baladas de Hollywood (1992); a co-invenção do jogo de mesa «Diagunaz», inserido no primeiro e único número do fanzine Beijos Sonhos Vertigem Amnésia (1994); a publicação, com João Chambel, da infortunada antologia Heróis da Literatura Portuguesa; e a participação na colecção Comércio Tradicional do atelier de serigrafia Mike Goes West.

    Nesta sessão estavam disponíveis títulos como “Chili Com Carne”, “Imprensa Canalha”, “MMMNNNRRRG”, “Dogma”, “Latrina do Chifrudo”, “Alçapão”, “Cospe Aqui”, “Reject'zine”, “Rudolfo”, “Dogma”, “King Cat” e muitos outros títulos estrangeiros vindos de França, Itália, Sérvia, Brasil, Bélgica, EUA, Inglaterra, Espanha, Suécia e Noruega.

    Entre as novidadespodiam apreciar-se “Heron Rules”, do italiano Massimiliano Bomba, uma edição única, numerada e limitada a 75 exemplares, um graphzine apresentado pela Opuntia Books; “Meteoro imprevisível” de David Campos e Nuno Marques, editado pela Paracetamol, e “Subir a Montanha /Up the Mountain” de Marta Monteiro, editado pela Café Royal Books (Inglaterra) em colaboração com a galeria Dama Aflita.

    Marta Monteiro é também autora de “Breve Estória da Música”, “Gatos” (imagem ao fundo, à esquerda), “Geneologia” e “Is That All There Is”.

    O zine “Subir a Montanha/Up the Mountain” pode ser consultado na Bedeteca de Lisboa, a quem a autora ofereceu um exemplar.

    Outra das novidades foi “Sou daquelas” de Sílvia Rodrigues, autora de “Atacadores”, “Corrupção” (imagem em baixo), “A Empregada”.

    A organização foi desta sessão dos Encontros foi da responsabilidade da Chili Com Carne, com o apoio do Centro Mário Dionísio, responsável pela Casa da Achada.

    Por: AVE (*)

    (*) Com base em informação da Wikipedia e do blog da Choili com Carne.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].