Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2010

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    Superliga Bilharsinde entra na fase das grandes decisões

    Foto VOXX CAFFÉ
    Foto VOXX CAFFÉ
    Quedam apenas duas jornadas para o final da 1ª fase da Superliga Bilharsinde (SB), fazendo-se por isso já notar nas quatro tabelas classificativas quem terá “passaporte” garantido para as 1ª e 2ª divisões da competição.

    A Série A já tem um campeão, o qual dá pelo nome – mais do que óbvio – de Paparugui/Okey, que nas três jornadas ocorridas na útlima quinzena de Março (disputadas nos dias 15, 22, e 29) obteve outras tantas vitórias. Na classificação os bilharistas do Paparugui/Okey somam agora 32 pontos, mais cinco que o 2ª classificado, o Leixões, e aconteça o que acontecer nas jornadas que faltam disputar já ninguém tira o título de campeão de série aos também actuais campeões da Supertaça Bilharsinde.

    Quem também, ao que tudo indica, fará companhia ao Paparugui/Okey na 1ª Divisão da fase final da SB são os combinados do Leixões e do Ritual Caffé, se bem que estes últimos cairam do 2º para o 3º lugar nesta quinzena. Isto porque na 14ª ronda (ocorrida no dia 15) voltaram a ser derrotados na secretaria (por 0-9), ou seja, por falta de comparência num encontro diante do Café Santo António.

    Mesmo assim redimiram-se nas duas jornadas seguintes, com triunfos sobre o Café Encontro (9-3) e o Leixões (9-8), embora insuficientes para recuperar a vice-liderança que está agora na posse precisamente dos leixonenses. Surpresa na 19ª jornada foi a derrota caseira do Voxx Club Bilhar/Amigos (4º posicionado à entrada para esta ronda) diante do Piri-Piri/Leopoldo por 8-9. A turma do Voxx Caffé caiu desta forma para o 5º lugar (fora da zona de qualificação para a 1ª Divisão) cedendo o 4º posto (o último a garantir presença no escalão maior na fase final da SB) ao Café Santo António. Na próxima jornada estas duas últimas equipas defrontam-se no salão do Voxx, um encontro que se prevê escaldante e que poderá decidir muita coisa em termos de classificação final. Cá para baixo o Café Encontro, 10º e último classificado, averbou três derrotas em outros tantos jogos e só por um milagre não dirá adeus à SB 2009/10.

    Quem também já assegurou o título de campeão foi a Academia Pedro Fonseca, que na Série B continua a sua caminhada imperial. Ao somar três vitórias na quinzena os bilharistas de Pedro Fonseca aumentaram distâncias para a concorrência mais directa e festejaram desta forma o título de campeão de série. A luta por um lugar na fase final da 1ª Divisão nesta série está ao rubro, havendo neste momento pelo menos cinco galos para três poleiros.

    Mais próximos de atingir esse objectivo seguem o G.B. S. Sebastião (2º) e o Esposedense (3º).

    Na cauda da tabela o último classificado, o Voxx Club Bilhar/Team, ainda vislumbra no horizonte a presença na fase final da 2ª Divisão, visto que se encontra a apenas um ponto do último lugar que dá acesso à dita fase, lugar esse que é pertença do Centro de Ciclistas de Gondomar. Na próxima jornada estas duas equipas encontram-se no salão do Voxx em mais um jogo de certo muito intenso.

    Na Série C quase tudo decidido quanto aos quatro apurados para a 1ª Divisão, já que a diferença pontual do 4º para o 5º classificado, respectivamente o Piri-Piri/Ginha (na imagem) e o Café Mosteiro, é de três pontos, sendo que na próxima jornada essa diferença irá aumentar aconteça o que acontecer já que os bilharistas do Mosteiro irão folgar e consequentemente não irão pontuar.

    Nesta série ainda não há – matematicamente – campeão, sendo que no entanto o Master Pool “A” parte com ligeira vantagem sobre Café Sport, Voxx/Santos, e Piri-Piri/Ginha por se encontrar de momento isolado na liderança.

    Mais incógnitas surgem na Série D, onde não só o 1º lugar como os nomes das equipas que irão disputar as 1ª e 2ª divisões permanecem no segredo dos Deuses. Tudo porque em termos pontuais as equipas estão muito próximas, e só a título de exemplo é de sublinhar que entre o 1º classificado, a turma do Clube Bilhar Pedro Grilo, e o 5º, ocupado pela Associação Cultural e Recreativa Estrela de Baguim, a diferença é de apenas 4 pontos.

    A única certeza nesta série é a de que o Bar do Pavilhão/Guedes, 9º e último classificado, aconteça o que acontecer nas duas últimas jornadas não vai sequer garantir um lugar na fase final da 2ª Divisão, para esta equipa a SB vai acabar no próximo dia 12 de Abril.

    Nota: Todos os resultados e classificações desta competição podem ser consultados na nossa edição on-line.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].