Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2010

    SECÇÃO: Destaque


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Centro de Formação do CSE: muito mais do que dar um peixe...

    Decorre, de 18 a 20 de Março, no Fórum Cultural de Ermesinde, a I Feira de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, cujo objectivo é «criar uma ponte entre as necessidades de emprego do concelho de Valongo e as novas oportunidades laborais nos diferentes sectores de actividade económica».

    A Feira conta com a presença de vários centros e empresas de formação, escolas profissionais e de aprendizagem em alternância, escolas públicas do concelho e outras instituições e empresas com oferta de empregou ou formação. Entre as presenças destacamos aqui a do Centro de Formação do Centro Social de Ermesinde (CSE), uma entidade com muitas provas já dadas no terreno e em cuja actividade se espelham muitas ofertas potenciais de emprego que poderão, de facto, mudar para sempre a vida das pessoas.

    Fotos ARQUIVO URSULA ZANGGER
    Fotos ARQUIVO URSULA ZANGGER
    Muita gente conhece o velho ditado chinês: “Dá-me um peixe e comerei por um dia, ensina-me a pescar e comerei toda a vida”. Dar o peixe é muito do que faz o Centro Social de Ermesinde, mas ensinar a pescar... também. E isso é cada vez mais importante e é o grande trabalho do Centro de Formação do CSE.

    Esta valência daquela IPSS está presente na I Feira de Emprego e Formação do Concelho de Valongo, onde apresenta a sua alargada oferta de cursos, para os quais vai cada vez cimentando experiência e competências, e sendo, por isso mesmo, cada vez mais oficialmente acreditado.

    E as áreas de intervenção continuam a alargar-se. Agora mesmo o Centro de Formação do CSE (CFCSE) encontra-se em processo de acreditação para a formação à distância, área para a qual está agora a desenvolver conteúdos. Entre as vertentes desta formação estão áreas comportamentais, técnicas de educação, atendimento e qualidade. Os destinatários da formação deverão ter, necessariamente, conhecimentos básicos de informática.

    Para além do e-learning –ensino à distância com auxílio da tecnologia, geralmente num ambiente web –, é também usado o chamado b-learning, um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, mas que entretando inclui necessariamente situações presenciais (o b vem da palavra inglesa blended), que significa misturado.

    Esta formação será dirigida a públicos profissionais, pessoas com capacidade de auto-gestão do seu tempo. Serão cursos sem financiamento e, por isso, não gratuitos, mas a um preço que será acessível.

    Albertina Alves, responsável técnica pelo CFCSE indicou contudo que existem alguns cursos em sistema de b-learning que têm financiamento.

    Como ferramenta é usada uma plataforma moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) – software de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual.

    O endereço da página de entrada do CFCSE será http://cse.net.educom.pt/.

    CARTA DE CONDUÇÃO

    EM INFORMÁTICA

    foto
    O CFCSE oferece ainda os cursos ECDL – Carta Europeia de Condução em Informática, uma certificação na óptica do utilizador, que será cada vez necessária para quem anda à procura de um emprego.

    O CFCSE é entidade certificada para este curso, que consta de sete módulos, todos em ambiente Windows.

    Também a aguardar financiamento estão em preparação mais dois cursos EFA (de formação de adultos), de técnico desportivo – nível de Ensino Secundário – e de empregado de andares (designação da novilíngua que corresponde à actividade de manter os espaços em condições de higiene e conforto) – nível do Ensino Básico (B2 + B3). Estes cursos conferem uma dupla certificação, escolar e profissional.

    Outra área de oferta do CFCSE são os cursos UFCD (unidades de formação de curta duração), formações modulares que podem ir sendo adquiridas por cada um(a), com duração de 25 a 50 horas. Neste caso o CFCSE privilegiou algumas áreas ligadas à actividade do Lar de S. Lourenço e do CSE no seu todo, e as unidades de formação em vista – geriatria, acção educativa, informática, serviços administrativos, cozinha e serviço de andares) encontram-se apenas à espera de aprovação.

    Mas o CFCSE já realização acções formativas UFCD fora de Ermesinde para outras entidades, como por exemplo a Santa Casa da Misericórdia da Trofa.

    Realizou igualmente acções de formação para outras entidades no âmbito de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências), além das que leva a cabo, naturalmente, no espaço do seu Centro Novas Oportunidades.

    Entre as entidades que foram parceiras podem apontar-se, a título de exemplo, algumas tão diversas como a Vicer (uma empresa), a Casa do Benfica em Ermesinde ou a Escola de Enfermagem de Santa Maria.

    Algumas destas actividades de formação poderão decorrer quer em horário laboral, quer em horário pós-laboral, de acordo com o interesse da entidade parceira. Ambas as situações já se verificaram. No caso da Vicer, por exemplo, está a decorrer uma formação no âmbito da RVCC, por e-learning.

    No geral, o CFCSE tem vindo a trabalhar não só no sentido de oferecer propostas de formação a um público indiferenciado, mas também proporcionar formação interna e mesmo fornecer serviços de formação ainda a outras entidades.

    Outra vertente mais do trabalho do CFCSE é a da formação para a inclusão, na qual se pretende dotar as pessoas com necessidades básicas de conhecimentos, de algum suporte essencial em matérias como a Língua Portuguesa ou a Informática (esta última formação sempre muito bem aceite). Como destinatários podem apontar-se muito(a)s dos beneficiário(a)s de RSI (rendimento social de inserção).

    CENTRO DE FORMAÇÃO

    do Centro Social

    de Ermesinde

    Largo António da Silva Moreira Canório, 921

    4445-637 Ermesinde

    Tel: 229758774

    e-mail: [email protected]

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].