Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    O que é o projecto Gnu-Linux Portugal?

    O projecto GNU/Linux Portugal: GNU/Linux em Português para Portugueses é uma comunidade de utilizadores do sistema operativo GNU/Linux, que procura promover e impulsionar o uso deste sistema operativo livre e de todo o software livre em Portugal.

    foto
    O GNU/Linux Portugal como grupo de utilizadores descreve-se como um grupo de uti­lizadores do sistema operativo GNU/Linux, promovendo o uso desta designação como a mais correcta, fazendo a distinção entre o sistema GNU e o kernel Linux.

    Visando a promoção do GNU/Linux em Portugal criamos e suportamos o site www.gnu­­linux-portu­gal.org com notícias relacionadas com esta área, criando documentação em Português, respondendo a questões tanto no fo­rum (http://fo­rum.gnu­linux-portugal.org) como no canal de irc #gnu­linux, promovendo eventos, mantendo uma lista de empregos e empresas relacionadas com GNU/Linux, e procurando sempre novas e mais ideias para fazer crescer cada vez mais este projecto.

    O GNU/Linux Portugal mais do que ser uma comunidade de GNU/Linux, é uma comunidade de Soft­ware Livre, com diversas actividades como alertar pa­ra os perigos das patentes de soft­ware (http://livre­de­paten­tes.gnulinux-portugal.org/).

    A História

    Em Outubro de 2001, com a criação do canal #linuxpt na rede de irc ptnet (actualmente #gnu­linux), começou-se se a reunir por lá um grupo de pessoas que daria mais tarde origem ao projecto Linux-Portugal (originalmente com esta designação, e actualmente GNU/Linux Portugal).

    Um ano depois em Outubro de 2002, Luís Rodrigues, confrontado com um trabalho para uma cadeira de Sistemas Multimédia, começa a desenvolver um site de informação sobre GNU/Linux em Português, ligado ao #linuxpt. Em Janeiro de 2003, fica disponível o site em li­nux­pt.ga­esi.org, com a designação Linux[PT]. A partir desta data, foram-se juntado novas pessoas ao projecto.

    Impulsionado por Lu­ís Rodri­gues e Simão Soares (que se havia juntado a este) o projecto cresce, e a 30 de Junho de 2003, passa a ter a designação Linux-Portugal, e novo endereço (www.li­nux-portu­gal.org). Em Julho 2003, o projecto ganhou novas pessoas também importantes, como Ricardo Nuñez, designer e programador do actual site.

    Em Agos­to de 2003, entrou em fun­ciona­mento o fo­rum, em http://fo­rum.linux-por­tu­gal.org e actualmente no fórum indicado no segundo parágrafo.

    E foi também por essa altura que se colocou a questão de se apenas usar o termo "Li­nux", que teve como resultado a mudança do lema para: GNU/Linux em Português para Portugueses. E em Outubro de 2003, a mudança de nome para GNU/Linux Portugal, e uma aproximação clara às ideias e conceitos da Free Software Foundation e do projecto GNU.

    Em Janeiro de 2004, é lançado um novo site também totalmente desenvolvido pela equipa do GNU/Li­nux Portugal, o endereço passa a ser o primeiro site indicado no segundo parágrafo, e é também dis­ponibi­lizado o manifesto contra as patentes de soft­ware na Europa "Eu­ropeSwFree" em Português no endereço indicado no fim do terceiro parágrafo deste texto.

    Em Março de 2004, o GNU/Linux Portugal ultrapassa os 400 membros registados, Hélder Soares inicia o projecto de criação de um LIVECD GNU/Linux, o projecto Caravela. E é também neste mês que o GNU/Linux Portugal passa a ser o primeiro grupo Português presente na listagem de grupos da GNU/FSF, "GNU/Linux User Groups", http://www.gnu.org/gnu/gnu-user-groups.html .

    Por favor envie dúvidas ou questões sobre o GNU/Linux Portugal para [email protected].

    A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].