Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    "As Serpes Cegas": Prémio Nacional de BD em Espanha

    foto
    O álbum "As Serpes Cegas", editado pelo colectivo galego BD Banda, acaba de ser reconhecido com o Prémio Nacional de BD Espanhola atríbuido anualmente pelo Ministério de Cultura. A obra é de autoria de Felipe Hernández Cava (argumento) e Bartolomé Segui (desenho), e foi considerada por um amplo júri com a melhor obra publicada em Espanha. Os dois autores receberão 20 000 euros de prémio. Esta é a primeira vez que uma obra editada na Galiza consegue este reconhecimento.

    O álbum narra a historia de um emigrante que chega a Nova Iorque no ano 1939 à procura de Ben Koch, um homem que não cumpriu um pacto. Paralelamente vemos como em Espanha a Guerra Civil está perdida para os republicanos. O livro que se apresentou com 1 500 exemplares em galego e 2 000 em castelhano também foi lançado em França pela Dargaud.

    Os autores Bartolomé Seguí e Felipe Hernández Cava contam con amplo reconhecimento estatal no campo da BD. Além de terem participado nas míticas revistas "Cairo" e "El Víbora", Seguí conta com vários álbuns publicados, e Hernández Cava é considerado como um nome fundamental da BD espanhola dos últimos 30 anos.

    Não é a primeira vez que "As Serpes Cegas" conseguiram prémios, a obra já tinha recebido ecebeu o "Premio da Critica", o "Premio Diario de Avisos ao Mellor Guión" e o "Premio do Saló del Còmic de Barcelona á Mellor Obra" e "Mellor Guión" para além de ter sido finalista no prémio das livrarias francesas de BD.

    Em Portugal, quer Seguí quer Hernández Cava foram publicados no álbum colectivo luso-espanhol "Nós somos os mouros", tendo Cava também sido publicado pela BaleiAzul e Polvo com "O Artefacto Perverso" e "Que podemos fazer?".

    Vários livros de Hernandez Cava estão disponíveis para empréstimo na Bedeteca de Lisboa.

    Fonte: http://www.bedeteca.com/t/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].