Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2009

    SECÇÃO: Saúde


    Dia Mundial da Diabetes assinalado com rastreio e aconselhamento gratuitos na Praça D. João I

    Foto ARQUIVO
    Foto ARQUIVO
    “Educação Terapêutica e Prevenção” foi o tema escolhido pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) para em 2009 assinalar o Dia Mundial da Diabetes – 14 de Novembro.

    Para marcar este dia, a equipa da Consulta Terapêutica Educacional da Diabetes do Hospital de Santo António realizou uma sessão de esclarecimento e de rastreio sobre a Diabetes. A sessão de sensibilização e informação – medição da glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal teve lugar entre as 10h00 e as 16h00, na Praça D. João I, no Porto.

    Simultaneamente decorreram workshops sobre diversos temas relacionados com a diabetes – alimentação saudável, exercício físico, pé diabético, entre outros.

    Durante o dia, uma equipa composta por médico, enfermeiro, nutricionista, podologista, assistente social e psicólogo avaliaram o risco de a pessoa desenvolver diabetes, e encaminharam para a Consulta Terapêutica Educacional da Diabetes (CTED) quem estivesse em risco.

    A diabetes é uma doença crónica que atinge mais de 900 mil pessoas em Portugal, estimando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes é a quarta principal causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, e a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida.

    A diabetes tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, sendo responsável por um elevado número de amputações dos membros inferiores e cegueira, provocada pela retinopatia diabética.

    Portadores de uma doença crónica, os diabéticos podem levar vidas perfeitamente normais, bastando para isso que adoptem um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico. Desta forma, evitam-se as complicações da doença e, no caso da diabetes tipo II, é essencial para prevenir o seu aparecimento.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].