Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2009

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2009

    Raul Santos é o novo presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde

    Decorreu, no passado dia 30 de Outubro, no anfiteatro da Junta de Freguesia de Ermesinde a cerimónia da tomada de posse do novo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, eleição dos restantes membros e instalação deste órgão, instalação da Assembleia de Freguesia de Ermesinde e eleição da Mesa deste órgão. A cerimónia, complexa, foi dirigida na sua fase inicial pelo presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Ermesinde cessante, Antonino Leite, depois pelo novo presidente recém-eleito da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho e, por fim, pelo presidente da Mesa da Assembleia, eleito na sessão, Raul Santos. O presidente da Junta cessante, Artur Pais, não esteve presente.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Tal como aconteceu na Assembleia Municipal e terá acontecido também em Sobrado, o entendimento PSD/PP e PS marcou a eleição dos restantes membros da Junta de Freguesia de Ermesinde a acompanhar o presidente e a eleição da Mesa da Assembleia de Freguesia.

    Assim, foi apresentada uma proposta de Executivo pala coligação PSD/PP que incluía quatro elementos da coligação e três do PS, a saber: Luís Ramalho (já eleito, por voto directo), Romeu Maia, Teresa Raposo Sónia Silva, eleitos pela coligação, e Esmeralda Carvalho, Américo Silva e Ana Luísa Calafate, eleitos pelo PS. Esta lista foi eleita com 12 votos a favor e 6 contra.

    Sucederam-se algumas declarações sobre o processo e a votação, tendo Sónia Sousa lamentado com alguma tristeza que, pela primeira vez desde o 25 de Abril, e não por vontade própria, a CDU tivesse sido excluída da Junta de Freguesia de Ermesinde. «O PS optou por dar a maioria ao PSD. Não era isto que os ermesindenses queriam. O PS aliou-se à direita».

    Tavares Queijo defendeu: «O PS é um partido responsável, que quis interpretar os resultados». E recordou: «Na Assembleia Municipal de há quatro anos uma força minoritária foi eleita para a presidência da Mesa. O PS não está a passar um cheque em branco».

    foto
    Por sua vez Jorge Videira declaro que «a expressão do voto popular não está presente no Executivo». E corroborando das palavras da eleita da CDU apontou que a Coragem de Mudar saberá votar contra quando entender que as decisões não vão de encontro ao interesse dos ermesindenses.

    Na sequência da eleição da Junta, os sete lugares em aberto na Assembleia foram preenchidos por Inês Nogueira, Júlio Vieira, Paulo Sousa e Isabel Martins (todos do PSD), e Manuel Costa, Diva Ribeiro e António Mota (todos do PS).

    ELEIÇÃO

    DA MESA

    DA ASSEMBLEIA

    DE FREGUESIA

    foto
    De seguida, PS e PSD/PP apresentaram uma lista única de candidatura para a Mesa da Assembleia de Freguesia de Ermesinde constituída por Raul Santos (presidente, PS), Armindo Ramalho (primeiro-secretário, PSD) e Paulo Sousa (segundo-secretário, PSD). A lista foi eleita com 13 votos a favor e 5 votos contra.

    Usando da palavra no final, quando encerrou a sessão, Raul Santos apontou que espera nunca precisar de usar o seu voto de qualidade para apurar decisões, manifestou o desejo de colaboração entre os dois órgãos autárquicos da freguesia e lembrou a necessidade de discutir o mais brevemente possível o regimento da Assembleia.

    A cerimónia foi dirigida inicialmente pelo presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia cessante, Antonino Leite.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].