Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2009

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    Aí está a Superliga Bilharsinde... mais forte do que nunca nesta sua 3ª edição!

    Foto VOXX CAFFÉ
    Foto VOXX CAFFÉ
    Estão aí à porta as emoções da Superliga Bilharsinde (SB) época 2009/10. E se dúvidas ainda existissem em relação ao prestígio e sucesso que esta competição de pool português tem angariado com o decorrer dos tempos elas ficaram eclipsadas neste arranque para a 3ª edição, em consequência do número de equipas inscritas, mais precisamente 37! De facto, foram muitos os conjuntos que junto do Voxx Caffé – o organizador do certame – mostraram o seu interesse em aderir à SB, sendo que muitos deles abandonaram prestigiadas ligas nacionais para se juntar a esta prova nascida na nossa cidade. Equipas e jogadores, diga-se, sendo alguns deles nomes sonantes do pool português, casos de Fernando Oliveira, actual número 2 do ranking nacional, Bruno Sousa, que ainda não há muito tempo atrás triunfou num importante torneio realizado em Las Vegas (Estados Unidos da América), Pedro Grilo, tão só o atleta mais medalhado em Portugal, ou Pedro Fonseca, actual campeão nacional. Condimentos que fazem prever que esta 3ª edição da SB será um dos torneios mais competitivos e mediáticos do pool português durante a temporada que está prestes a começar.

    Com o aumento do número de equipas a 1ª fase da competição teve que ser alargada a quatro grupos, ao invés dos dois habituais das edições anteriores. Assim, e como a edição 2009/10 é composta por um número ímpar de equipas (37), o Grupo A terá dez conjuntos, ao passo que os B, C e D nove cada um deles.

    Tal como nas duas primeiras edições os quatro primeiros classificados de cada grupo classificam-se para a 1ª Divisão da fase final, ao passo que os 5º, 6º, 7º e 8º seguem para a 2ª Divisão, enquanto que as restantes dão por terminada a sua participação na prova.

    A fase final, por seu turno, será disputada em sistema de 16 KO Directo.

    Em termos mais exactos o Grupo A será então composto pelas turmas do Voxx Club Bilhar//Amigos, Café Santo António, Café S. Brás, Bar do Pavilhão//Pereira, Clube Bilhar Piri-Piri//Leopoldo, Paparugui Club Bilhar//Okey, Café Encontro, Ritual Classic, Clube Bilhar Convívio “B”, e Leixões SC (estas duas últimas equipas fazem a sua estreia na SB). No Grupo B vão estar Voxx Club Bilhar/Team, GB S. Sebastião, AR Rio Tinto, Ritual Caffé, Salão de Jogos Europa/Maia, Centro de Ciclistas de Gondomar, Academia Pedro Fonseca, União da Bela, e Esposedense (os quatro últimos são estreantes).

    O Grupo C vai ser integrado pelos conjuntos do Voxx Club Bilhar/Santos, Café Novobelix, Café Santo António/CPC, Café Piri-Piri/Ginha, Café Laser, Café Mosteiro, Clube Bilhar Salão Filipe “B”, Master Pool “A” e Café Sport (as duas últimas estreantes). Por fim, no Grupo D vão estar Voxx Club Bilhar “B”, Bar do Pavilhão/Guedes, Café Libolo, Clube Bilhar Salão Filipe “A”, Clube de Bilhar Pedro Grilo, Clube Bilhar S. José Oliveira, ACR Estrela de Baguim, Clube Bilhar Convívio “A”, e Master Pool “B” (as cinco últimas equipas fazem a sua estreia).

    O início da 1ª fase da competição está marcado para 21 de Setembro e o fim para 12 de Abril do próximo ano.

    REFORÇO

    DE PESO

    AJUDA

    A CONQUISTAR

    A SUPERTAÇA

    A anteceder o sorteio da SB 2009/10 realizou-se – a 7 de Setembro último, nas instalações do Voxx Caffé – a partida referente à Supertaça Bilharsinde, a qual opôs os vencedores das 1ª e 2ª Divisões da SB da temporada passada. Frente a frente estiveram o Voxx Club Bilhar “B” (a representar o Voxx Club Bilhar//Amigos, campeões da 1ª Divisão) e o Paparugui Club Bilhar//Okey (relembre-se que o Okey Bilhar foi o campeão da 2ª Divisão, sendo que este ano fundiu-se com a forte equipa portuguesa do Paparugui). Um jogo onde imperou a lei do mais forte, isto é, o poderio do Paparugui e a mestria da sua “estrela-mor”, Fernando Oliveira, revelaram-se fundamentais para a obtenção de um triunfo por 9-8 sobre a equipa do Voxx Caffé. O Paparugui Club Bilhar/Okey (na imagem) conquistou assim a 2ª edição da Supertaça Bilharsinde.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].