Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2009

    SECÇÃO: Destaque


    BÊNÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA PELO PÁROCO JOÃO PEIXOTO

    Inauguração da "nova" Praça 1º de Maio

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Com a presença do pároco de Ermesinde, cónego João Peixoto, que ali procedeu à cerimónia da bênção de uma imagem religiosa de Nossa Senhora, foi inaugurada no passado dia 12 de Setembro, a “nova” Praça 1º de Maio, na Gandra, em Ermesinde, obra incluída nos trabalhos de regularização do caudal e trajecto da ribeira da Gandra.

    O cónego João Peixoto, após os fiéis entoarem o cântico religioso Bendizemos o Teu Nome, proferiu umas breves palavras, declarando ser com alegria que se ali se reuniam para a bênção daquela imagem, uma antiga aspiração de um grupo de católicos da Gandra. João Peixoto fez ainda uma interessante referência, com um sentido de universalidade às vezes esquecido, ao facto de a comunidade católica ser a comunidade religiosa mais importante da Cidade, merecendo também por esse motivo o respeito geral de todos.

    A cerimónia prosseguiu com a saudação de Santa Isabel a Nossa Senhora: «Bendito é o fruto do teu ventre», e com a bênção no final.

    Após o acto religioso e numa transição muito rápida do sagrado para o profano, Fernando Melo agradeceu a presença do cónego João Peixoto e de toda a população da zona, pediu desculpa pelo facto das obras ali ainda em curso na zona perturbarem o comércio, mas que eram imprescindíveis, pois a água chegava a inundar as casas, e anunciou a construção, já na parte superior da Gandra, de um viaduto sobre a Linha de Leixões.

    Sobre as obras da Praça 1º de Maio e da ribeira da Gandra referiu o trabalho técnico do arquitecto Vítor Sá e engenheiro Valdemar.

    Precisamente com este último tentou “A Voz de Ermesinde” saber como estava o andamento destas obras da ribeira da Gandra, tendo-nos, para nosso espanto, o técnico respondido que não achava a altura oportuna para abordar esse assunto.

    Após as palavras de Fernando Melo, sinceramente, não percebemos.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].