Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2009

    SECÇÃO: Destaque


    PRIMEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE ANABELA MAGALHÃES, CABEÇA-DE-LISTA EM ALFENA

    Partido Socialista apresentou candidatos na Vila Beatriz após marcha em Ermesinde

    O Partido Socialista apresentou a sua lista de candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia (ou Juntas), no passado sábado, dia 5 de Setembro, na Vila Beatriz, em Ermesinde, após uma marcha em que os candidatos e apoiantes socialistas percorreram o centro da cidade, desde o largo da estação, em que se concentraram, até ao local da apresentação.

    No final do encontro, Afonso Lobão proferiu umas breves palavras a rematar o evento.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    No discurso proferido perante os seus apoiantes Afonso Lobão apresentou as listas do PS como sendo, ao mesmo tempo, feitas de experiência e juventude.

    «Comprometo-me a exercer o poder na legalidade (...) e sem medo da Assembleia Municipal», declarou.

    E definiu como uma das principais metas do seu futuro mandato a conquista de empresas e o combate ao desemprego.

    «Queremos que o concelho seja a rota verde da Área Metropolitana», assinalou, abordando a questão do Ambiente. E prosseguiu reafirmando a sua aposta no apoio social – ao associativismo, ao desporto, à solidariedade.

    «Será o poder político e não os técnicos que governarão a Câmara», prometeu, e referiu o acordo firmado entre o Executivo actual e os Bombeiros Voluntários de Valongo, para no antigo quartel destes instalar os serviços da Câmara, como uma boa solução, aliás há muito preconizada por ele próprio – «é a nossa primeira vitória!».

    Referiu-se depois ao esforço de campanha – «nós não paramos, andamos porta à porta», esforço esse que Cândida Bessa, companheira de Afonso Lobão, ex-vereadora e militante do PS, em conversa com o nosso jornal, definiu, como extremamente exigente e só possível com uma grande determinação interior do candidato.

    Já antes, em conversa com “A Voz de Ermesinde”, o candidato socialista tinha comentado que a sua era «a única candidatura que estava na rua».

    Cândida Bessa lembrou também que Afonso Lobão era um homem que sempre esteve muito ligado às questões sociais.

    Comentando para “A Voz de Ermesinde” o andamento da campanha, Afonso Lobão considerou ainda que estava «tudo em aberto», mas lamentou que Maria José Azevedo tivesse «a imprensa do lado dela».

    O FÓRUM SOCIAL

    Inquirido pelo nosso jornal sobre uma iniciativa promovida pela sua candidatura e que decorreu em Agosto, período de encerramento para férias do nosso jornal, o cabeça-de-lista socialista à Câmara de Valongo apresentou o Fórum Social como tendo sido uma grande oportunidade de aperfeiçoar políticas neste domínio.

    Entre outros, referiu a presença no evento, de personalidades como o secretário de Estado do Emprego, Fernando Medina, o presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, e o padre José Maia, presidente da Fundação FILOS (não confundir com o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Soloidariedade (CNIS).

    O Fórum terá abordado políticas de Educação, Acção Social/Habitação, Saúde, Terceira Idade, Desporto e Juventude, Emprego e Desenvolvimento Económico, Ambiente, Habitação e Requalificação Urbana.

    Afonso Lobão adiantou ainda ao nosso jornal que era sua intenção promover ainda um outro fórum, esse dedicado às áreas da Juventude e Desporto.

    A APRESENTAÇÃO

    DOS CANDIDATOS

    foto
    Na apresentação dos candidatos, na Vila Beatriz, usou ainda, brevemente da palavra, o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, Queijo Barbosa, que manifestou a sua satisfação por encabeçar a lista socialista, embora tivesse sido inicialmente com surpresa que recebeu a proposta, já que é «a sua primeira aventura política», e aí surge na qualidade de independente. Parafraseando John Kennedy, que foi presidente dos Estados Unidos da América, e explicando os motivos por que tinha aceite o convite, Queijo Barbosa citou: «Não perguntes o que é que o concelho pode fazer por ti, pergunta antes o que é que tu podes fazer pelo concelho».

    Em breve conversa com Américo Silva, tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde então eleito pelo PSD, e Tavares Queijo, cabeça-de-lista do PS à Assembleia (e Junta) de Freguesia de Ermesinde, o nosso jornal apurou que os cinco primeiros nomes da lista socialista para este órgão autárquico serão, pela devida ordem: Tavares Queijo, Esmeralda Carvalho, Américo Silva, Raul Santos e Ana Luísa Calafate.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].