Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    Tavares Queijo apresenta-se oficialmente como candidato à Assembleia de Freguesia de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Tavares Queijo apresentou-se oficialmente, no passado dia 4 de Julho, como cabeça-de-lista pelo Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Ermesinde. A cerimónia, dividida em duas partes, decorreu na Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) – uma das partes no exterior e a outra no auditório – e contou com a presença de largas dezenas de militantes socialistas, amigos do candidato e anónimos cidadãos. Entre outras figuras públicas da cidade – e não só – foi de notar a presença do candidato à Câmara Municipal de Valongo, Afonso Lobão, e do secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, embora nesta aparição pública a desempenhar funções de representante da Comissão Política do PS.

    Depois de uma primeira parte preenchida por um momento de animação musical e de um espectáculo de acrobacias, a “caravana” socialista deslocou-se para o auditório da Junta, onde tiveram lugar os discursos da praxe. Artur Carneiro, presidente da Assossiação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, da qual Tavares Queijo é membro directivo, foi o primeiro a usar da palavra, deixando rasgados elogios a um candidato que, na sua opinião, é um homem que melhor do que ninguém conhece Ermesinde, os seus caminhos, as suas pessoas e os seus problemas, não tendo dúvidas de que o futuro da cidade ficará em boas mãos, dirigindo-se a Queijo pouco antes de desejar as maiores felicidades ao candidato.

    Seguiu-se Manuel Pizarro, para quem o «seu velho e conhecido amigo» Tavares Queijo é uma pessoa qualificada para desempenhar o cargo ao qual agora se candidata, e sempre pronta a defender os interesses da sua terra, sempre preocupado com as questões locais, lembrando o dirigente socialista a ocasião em que Tavares Queijo foi uma das principais vozes na reivindicação de melhorias na nova infraestrutura do Centro de Saúde de Ermesinde, que, relembre-se, na altura da sua abertura, estava despido de alguns equipamentos essenciais para o bem-estar dos seus utentes.

    A INTERVENÇÃO

    DE AFONSO LOBÃO

    foto
    Afonso Lobão proferiu igualmente algumas palavras, começando por elogiar o amigo Tavares Queijo, homem com quem esteve lado a lado em inúmeras lutas políticas ao longo de mais de 30 anos em prol de Ermesinde. Sublinharia que a candidatura de ambos aos órgãos autárquicos locais – a dele à Câmara e a de Queijo à Junta – irá inaugurar um novo período frutuoso de progresso e cooperação entre Câmara e Junta com vista ao objectivo comum de melhorar as condições de vida dos ermesindenses. Uma cooperação que neste momento não existe, frisando mais tarde ter sido esta a razão pela qual os dois últimos presidentes da Junta, Casimiro Gonlçalves e Artur Pais, travaram acesas lutas com o actual presidente da Câmara perante o não cumprimento deste de diversos compromissos para com Ermesinde, mesmo sendo estes da mesma cor política do edil valonguense, conforme sublinharia Lobão.

    Sobre a autarquia, e mais em concreto sobre o partido que a governa, o candidato socialista diria que há muito que o PSD perdeu a maioria e o norte, estando a assistir-se ao fim do ciclo e à desagregação de forças da parte de quem dirige os destinos do Município. Uma Câmara à beira do abismo, sem obra que se veja, e com uma rotura financeira evidente “à perna”, foram alguns dos factos mencionados pelo candidato nesta apresentação. Convicto da sua eleição para o cargo de presidente da Câmara de Valongo, Afonso Lobão deixou no ar alguns dos seus projectos para a Cidade de Ermesinde, os quais pretende levar a cabo em conjunto com a Junta, onde entre os quais figura a construção de um complexo desportivo, e de uma requalificação da zona da Gandra, bem como do mercado da freguesia.

    Por fim, Tavares Queijo usou da palavra para, depois de agradecer o apoio e a presença de todos, enumerar algumas das directrizes principais do seu projecto para Ermesinde. O ambiente e a ecologia inauguraram a lista de prioridades, avisando desde logo que irá ser intransigente no que toca à limpeza da cidade. O triste fado do mercado de Ermesinde terá um fim nas palavras do candidato, pretendendo este que aquele passe a ser um espaço digno e moderno para os ermesindenses, sendo esta – na sua voz – uma das primeiras exigências que irá fazer a Afonso Lobão quando este assumir os destinos da Câmara. Olhar com atenção o associativismo e o desporto, melhorar a mobilidade e acessibilidades dentro da cidade, aumentar os níveis de segurança, mais em concreto com o reforço dos quadro de efectivos da esquadra de Ermesinde e na melhoria de condições logísticas para os profissionais do sector, bem como promover uma intensa luta contra a exclusão social fazem parte da carta de compromissos de Tavares Queijo para com a freguesia.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].