Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    CDU: Honório Novo inteirou-se em Campo do problema do traçado da A41

    Fotos CDU/VALONGO
    Fotos CDU/VALONGO
    O deputado comunista Honório Novo visitou a freguesia de Campo, no passado sábado, dia 4 de Julho, por causa do problema do traçado da A41 e das vias cortadas na sua construção.

    O deputado do PCP procurou conhecer de perto o problema do traçado projectado para a A41, que prejudica as populações do Alto da Ribeira (local que visitou, do lado poente das vias que vão ser cortadas) e do Pinheiro Manso, ao isolá-las do resto da freguesia.

    O problema foi denunciado pelos eleitos da CDU nas recentes reuniões da Assembleia Municipal de Valongo e da Assembleia de Freguesia de Campo. O descontentamento das populações afectadas é evidente. Em causa está a construção da nova autoestrada A41, que em parte vai atravessar Campo, e dos respectivos acessos à Via Distribuidora que a Autarquia está a construir naquela freguesia. De acordo com o projecto existente, a obra isolará as populações do Alto da Ribeira e do Pinheiro Manso (Lamosas), situadas numa área mais excêntrica de Campo.

    Questionado na Assembleia Municipal sobre qual tinha sido a posição da Câmara face a este projecto, «o presidente da Câmara, Fernando Melo, não esclareceu a CDU», queixa-se esta força política. Entretanto, a população lançou um abaixo-assinado, exigindo o reajustamento do traçado e a construção de acessos dignos à rede viária municipal, que entregou já na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia de Campo.

    O deputado da Assembleia da República comprometeu-se com a população de Campo a apresentar um Requerimento ao Ministério das Obras Públicas

    No plano local e após a reunião da Junta de Campo realizada na passada segunda-feira, dia 6 de Julho, na qual a população não pôde intervir, foi decidido, por acordo unânime de todos os partidos representados, convocar uma reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia de Campo para ontem, dia 9 de Julho, tendo por ponto único da Ordem de Trabalhos a situação do corte das vias do Alto da Ribeira ao Pinheiro Manso, da qual dado estarmos em fecho de edição, não podemos ainda dar qualquer notícia.

    AUDIÇÃO PÚBLICA

    SOBRE DESPORTO

    E ASSOCIATIVISMO

    foto
    Entretanto a Coordenadora da CDU do concelho de Valongo promoveu, no mesmo sábado, dia 4, mas em Ermesinde, na Sala da Lareira da Vila Beatriz, uma Audição Pública sobre “Desporto e Associativismo”.

    O objectivo geral da iniciativa, que fechou um mandato aberto que a CDU dedicou a estas questões durante o mês de Junho, foi o de «proporcionar à população do concelho de Valongo e, em particular, àqueles que diariamente dão vida ao movimento associativo concelhio um espaço aberto de reflexão e debate sobre a situação daquele que é, sem dúvida, um dos mais importantes factores de promoção da qualidade de vida e de desenvolvimento local».

    Para ajudar a reflectir sobre «os modos de promoção de uma política autárquica sustentada e emancipadora para o desporto e o associativismo», a CDU contou com a presença de Hugo Constantino, técnico da Divisão de Desporto e Equipamentos Desportivos da Câmara Municipal do Seixal.

    No encontro ficou patente que embora, do ponto de vista cru dos números, em termos de subsídios às associações, não parecesse haver uma grande disparidade, esta era, no entanto, bem patente no domínio do apoio e dinamização por parte de técnicos credenciados pelos respectivos municípios junto das colectividades.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].