Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2009

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VALONGO

    Tempo de homenagens e de balanços

    Última das assembleias municipais descentralizadas, a sessão realizada em Sobrado, no passado dia 29 de Junho, foi unânime a reconhecer a contribuição do autarca António Monteiro, precisamente presidente da Junta de Sobrado, ao longo de vários anos de mandato, sendo aprovado um voto nesse mesmo sentido. António Monteiro não deverá apresentar-se mais como candidato nas listas autárquicas.

    Ponto importante da Ordem de Trabalhos desta reunião foi a aprovação do Relatório da Comissão de Fiscalização da Concessão do Parqueamento, com alguns deputados municipais a considerar ter sido a Comissão uma má experiência.

    Mais bem acolhida foi a proposta de 1ª Revisão do Orçamento e Grandes Opções do Plano, aprovada com 17 votos a favor e 15 abstenções.

    Aprovadas foram ainda algumas propostas de moção e de recomendação. Uma delas, proposta por João Paulo Baltazar pretendia defender a Região Norte contra o saque indevido de algumas verbas do QREN desviadas para Lisboa, por exemplo.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A sessão teve início com Sofia de Freitas a saudar a população de Sobrado na pessoa do seu presidente da Junta. António Monteiro, numa intervenção escrita lida pela presidente da Mesa deu, por sua vez, as boas-vindas à Assembleia Municipal, oferecendo uma lembrança a todos os deputados municipais presentes.

    Também Fernando Melo, em nome da Câmara Municipal de Valongo, saudou Sobrado e fez uma referência às suas importantes festas das Bugiadas.

    Seguiu-se um período de intervenções do público. Destacamos a do munícipe Augusto Ferreira Bento, que abordou a questão da falta de transportes públicos em Sobrado.

    Fernando Melo responderia que a Câmara tem tentado resolver o problema da falta de transportes no concelho, mas não tem conseguido um acordo com os concessionários.

    Veio depois o período de intervenções antes da Ordem do Dia, com Alfredo Sousa, do PS, a solicitar informações sobre a obra da A41, informando que há moradores de Campo que são agora obrigados a caminhadas de cinco ou seis quilómetros para percorrer quinhentos metros, pois ficaram com acessos cortados.

    Entre outras matérias José Caetano, da CDU, abordou a ameaça de mais portagens no concelho e, tal como Alfredo Sousa, denunciou que a obra da A41, que vai retalhar Campo, está a deixar as populações do Pinheiro Manso e Alto da Ribeira isoladas.

    João Paulo Baltazar, do PSD, apresentou uma proposta de moção contra a falta de respeito, nas verbas do QREN, pelo princípio da convergência, havendo situações em que há fundos a ser investidos em regiões menos carenciadas, como Lisboa, sob falsos pretextos, como a de um suposto “efeito de difusão”.

    Fernando Monteiro, do Bloco de Esquerda, apresentou uma proposta de recomendação sobre os fogos florestais, propondo a constituição de uma comissão de acompanhamento das medidas de prevenção, e uma outra propondo a adesão ao Dia sem Carros no concelho.

    Abordou ainda a questão da Unidade de Saúde Familiar de Alfena, questionando se a Câmara não cedia o terreno.

    Casimiro de Sousa gracejou com a separação nesta sessão entre a Câmara e a Mesa da Assembleia, referindo que era pena que essa separação fosse meramente “geográfica”.

    Daniel Gonçalves criticou a ineficácia do presidente da Junta de Freguesia de Valongo e informou que o PSD defendia um cemitério no Susão, como resposta ao problema sentido na freguesia.

    José Carvalho Rocha abordou também a questão dos acessos em Campo.

    A ORDEM DO DIA

    foto
    Entrados no primeiro ponto da Ordem do Dia, Casimiro de Sousa começou por se queixar da «experiência de participação péssima» na Comissão de Acompanhamento da Concessão do Parqueamento e acusou a Câmara de não satisfazer os pedidos de informação da Comissão.

    José Manuel Ribeiro considerou que o texto final demonstra que se justificou plenamente esta Comissão. E acrescentou que só não percebia a posição da presidente da Mesa da Assembleia Municipal. Já que o documento aponta para que houve sonegação de informação, inquiria Sofia de Freitas sobre o que esta iria propor.

    Também Fernando Monteiro, do Bloco de Esquerda, considerou que a Comissão não conseguiu levar a cabo o objecto da sua investigação, por má vontade da Câmara e da concessionária.

    Carlos Poças, pelo contrário, admitindo que a Comissão não tinha resultado, defendeu que houve apenas interpretações diversas. Também Arnaldo Soares, que tinha votado contra a constituição da Comissão, considerou que se estava em presença de um problema político que não se resolvia com uma investigação técnica.

    José Caetano esclareceu a dúvida de José Manuel Ribeiro indicando que Sofia de Freitas era não só presidente da Assembleia, como igualmente presidente desta Comissão, pelo que tinha toda a informação necessária para agir. E acrescentou que sabia muito bem porque é que a concessionária não queria apresentar contas, porque se iria ver o negócio desastroso para o município.

    Fernando Melo responderia que na Câmara eram gente séria e que não tinha medo de qualquer inquérito. A Câmara estava disponível para ser apreciada por um qualquer órgão judicial. Diria também que não deixaria qualquer funcionário ser sujeito a um interrogatório por qualquer comissão.

    Mário Duarte responderia que a Câmara não sonegou qualquer informação. Apresentou todas as escrituras, estudos externos, as receitas de 2006, 2007 e 2008, etc.. Tirando os documentos que a Comissão solicitou à empresa concessionária, toda a informação pedida tinha sido concedida. «Se tivessem lido os documentos – sentenciou – teriam concluído que tinha havido um bom negócio».

    Passou-se depois à discussão da 1ª Revisão do Orçamento e Grandes Opções do Plano, que como já dissemos, foi aprovado.

    De seguida discutiu-se a desafectação do domínio público de uma parecela de terreno, na escola da Gestosa, que provocou alguma discussão. Vários deputados municipais opuseram-se à proposta (José Carvalho Rocha, José Caetano, Alfredo Sousa). Defenderam em contrapartida que esta escola desactivada fosse entregue à Banda de Música de Campo, entidade de evidente interesse público e sem espaço próprio.

    E apelou-se a Fernando Melo para que retirasse a proposta. Arnaldo Soares reforçou esse pedido, avisando que a manter-se a proposta, votaria contra. A Câmara decidiu retirar a proposta, tendo José Carvalho agradecido a «sensibilidade» de Fernando Melo.

    Na reunião foi ainda eleita Idália Marques, como representante da Assembleia Municipal no Conselho da Comunidade e apreciado o relatório do presidente da Câmara, que mereceu sobretudo o reparo de José Caetano, que sublinhou o grande crescimento da dívida de curto prazo para 17 milhões de euros.

    Fernando Melo responderia que a dívida é grande, mas a obra faz-se. «Fiz obra, mudei o concelho, sempre com dívidas, sempre com obra. No mandato a seguir, pago», rematou.

    Após a Ordem do Dia foi aprovado unanimemente o voto de reconhecimento ao presidente da Junta de Sobrado.

    A moção de João Paulo Baltazar teve mais discussão, com a oposição a vir por parte de José Manuel Ribeiro, que a considerou como sendo cópia da de Rui Rio na Junta Metropolitana do Porto. E argumentou que o País era um todo, e que não deviam deixar de apoiar-se entidades com um papel nacional só porque estavam sedeadas em Lisboa, dando o exemplo do Instituto Ricardo Jorge. E calculou que a Região Norte ia este ano receber cerca de oito mil milhões de euros, o que mostraria o empenho da administração central.

    João Paulo Baltazar ripostou com alguns exemplos demonstrativos da perversão desse desvio de verbas, como o web site da PSP de Lisboa. E acusou José Manuel Ribeiro de passar tempo demais em Lisboa. Ironizou por fim, adiantando que não sabia quando é que o efeito de difusão invocado por José Manuel Ribeiro iria alastrar.

    Adiantou também que uma proposta de moção semelhante tinha sido, sim, aprovadas na Junta Metropolitana do Porto e que tinha aí recolhido uma aprovação unânime.

    José Manuel Ribeiro responderia que desempenha um cargo nacional com muito orgulho e que «não tinha uma visão paroquial da política».

    José Caetano gracejou que tinha prazer em ver o bloco central zangado, não fosse a questão estarem em causa verbas para a Região.

    Mas a zanga não era o que parecia. Votada a proposta, esta recolheu 31 votos a favor e um único contra, de José M. Ribeiro.

    A proposta de criação de uma Comissão de Fiscalização dos Fogos Florestais foi acolhida com moderado interesse. Ainda assim, Casimiro de Sousa deu-lhe o benefício da dúvida.

    Já o social-democrata Daniel Gonçalves considerou que estavam a banalizar-se as comissões e que esta proposta não apresentava prazos nem objectivos. E vinha tarde de mais. «Medidas preventivas em Julho?», questionou.

    Feita a votação, a proposta foi chumbada, com 7 votos contra, 5 a favor e 9 abstenções.

    O último ponto a ser discutido foi o da Recomendação do Dia sem Carros, também apresentado pelo Bloco de Esquerda.

    Alguns deputados municipais intervieram a favor da ideia de uma nova mobilidade mas questionando se o Dia sem Carros seria o melhor caminho, já que não tem merecido um bom acolhimento da população.

    Realizada a votação, a Recomendação acabaria por ser aprovada com 13 votos a favor e 16 abstenções.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].