Introdução ao Scribus (1)
O Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, em qualquer documento que necessita de uma bela apresentação de texto e imagens. Além disso, ele também pode ser usado para a geração de PDFs inteligentes, com formulários e até mesmo javascript (mas essa última característica não será abordada neste tutorial).
O objectivo deste tutorial é ensinar o básico para se começar a criar documentos com o Scribus, preparando o leitor para a descoberta de novas funcionalidades. Também será feita uma rápida passagem por outros programas úteis durante a editoração, como o Gimp, o seu navegador preferido, o OpenOffice.org, além de apresentar sites importantes, como o OpenClipart (www.openclipart.org) e a Wikipedia (www.wikipedia.org).
RÁPIDA APRESENTAÇÃO DO SCRIBUS
As acções no Scribus são baseadas no princípio de inserção de objectos e alteração de suas propriedades.
Tomando a inserção de uma figura, como exemplo: Para inserir uma imagem no nosso documento, basta clicar no ícone da imagem (como mostra a figura 1) e desenhá-lo no documento, clicando com o botão esquerdo na página e, sem soltá-lo, movendo o rato na diagonal (como mostra a figura 2).
Criada uma nova imagem, basta clicar nela com o botão direito para ter uma serie de opções que permitem alterar as propriedades dessa imagem (como mostra a figura 3).
Além da opção de se inserir uma imagem, como visto acima, na barra de ferramentas há diversas outras opções que estão descritas a seguir:
Observação: Não se preocupe em entender tudo que cada ícone faz, aos poucos, a sua utilização ficará mais clara.
Nos documentos gerados no Scribus, é possível organizar os objectos em camadas. Assim, todos os objectos que compõem o fundo do documento podem ficar na camada fundo, todos os objectos que compõem o texto, na camada texto, e assim por diante. Objectos e camadas são a estrutura básica de um documento Scribus.
Antes de passar para a próxima secção, ‘brinque’ um pouco com o Scribus, procure descobrir as suas funcionalidades, gerar e alterar objectos, etc..
CONSTRUINDO UMA REVISTA
Para exemplificar a utilização do Scribus, criaremos aqui a revista “Mundo Tux", que você pode ver [reproduzida] abaixo.
Primeiramente, clique em File - New, para gerar um novo documento.
Se quiser, altere a secção Default Unit para Millimetres, para as medidas ficarem mais portuguesas (brasileiras no original)! ;)
Clique em OK para confirmar a geração do novo documento.
A capa – Aprendendo
a criar objectos e camadas
e alterar as suas propriedades
Primeiro é necessário ter uma imagem para a capa; para obter uma, siga o procedimento abaixo:
• Aceda ao site http://www.openclipart.org, um excelente site com diversas imagens que podem ser utilizadas sob a licença Creative Commons, através do navegador de sua preferência;
• Entre em browse;
• Clique na categoria computer;
• Em seguida, clique com o botão direito na imagem Baby Tux;
• Clique em Salvar Imagem (o nome desta opção pode mudar ligeiramente, dependendo do navegador utilizado) e, por fim;
• Seleccione o local onde a figura será salva.
Para converter essa imagem para um formato que o Scribus `entenda', além de remover o espaço em branco desnecessário, siga o procedimento abaixo:
• Abra o Gimp, um excelente editor de imagens livre;
• Clique em Arquivo - Abrir e seleccione o arquivo que contém a imagem do Baby Tux;
• Clique em OK na janela seguinte (no qual o Gimp pergunta o tamanho da imagem);
• Clique no primeiro ícone (o que possui o desenho de um rectângulo tracejado) e faça um rectângulo em volta do Baby Tux;
• Clique em Editar - Copiar, e depois em Editar - Colar como novo para gerar um novo arquivo com a selecção;
• Clique em Arquivo (na janela onde esta o Baby Tux, não na janela principal do Gimp) - Salvar e dê um nome para a imagem com a extensão .png, como, por exemplo, babytux.png;
• Na sequência, volte para o Scribus;
• Clique no ícone da imagem;
• Faça um rectângulo com o rato;
• Clique com o botão direito na imagem criada;
• Clique em Get Image;
• Seleccione a imagem do Baby Tux.
• Clique em OK.
Por: LEANDRO SORIANO MARCOLINO *
* Projeto LibertasBR, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado sob Licença Pública Geral GNU, em Julho 2005.
Contacto: [email protected].
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