Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2009

    SECÇÃO: Destaque


    João Paulo Baltazar sucede a si próprio na liderança da concelhia laranja

    Num acto eleitoral de grande significado para o PSD concelhio, pois além da Comissão Política de Secção (concelho), se elegiam igualmente, pela primeira vez ao mesmo tempo, todas as direcções de núcleo a nível de freguesia com excepção de Alfena, a Lista A, de João Paulo Baltazar, venceu as eleições para a Comissão Política da Secção de Valongo, conquistando 410 votos contra 224 da Lista C, de Carlos Teixeira.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A Comissão Política passa a ser constituída, além do seu líder, por Joaquim Oliveira e Eunice Neves (vice-presidentes), Jerónimo Pereira (tesoureiro), Arménio Pedro Silva, Hélio Rebelo, Ivo Santos, Mário Martins, Sérgio Pinto, Sérgio Sousa e Valdemar Machado. A Mesa da Assembleia de Secção, por sua vez, será constituída por Rosa Maria Martins, José Fernando Castro e Isabel Pereira.

    Na eleição para a Mesa, a lista de Rosa Maria Martins arrecadou 412 votos, contra 225 da lista C, liderada por Guilherme Roque, 14 brancos e 3 nulos.

    As eleições contaram com uma afluência idêntica às anteriores, tendo-se registado, num universo de 914 eleitores, 656 votantes, 20 votos brancos e 2 nulos.

    A votação mais quente, todavia, seria respeitante ao Núcleo de Ermesinde, o único, além da Secção concelhia, onde se defrontaram duas listas. Significativamente aqui, as duas listas em confronto para a Comissão Política do Núcleo de Ermesinde reproduziam, a outro nível, a luta para a Concelhia, saindo do confronto como vencedora, a Lista A, com 124 votos, contra 109 da Lista E, que apresentava como candidato a presidente, curiosamente, Miguel Teixeira, que é filho de Carlos Teixeira.

    A liderança do Núcleo passa a estar nas mãos de Daniel Felgueiras (o outro grande vencedor da noite), que é secundado por Teresa Raposo (vice-presidente) e Manuel Augusto Dias (tesoureiro), sendo vogais Armindo Ramalho, Júlio Vieira, Paulo Sousa, Sónia Silva e Álvaro Mendes. A demonstrar quanto esta luta foi renhida, assinale-se o número ínfimo de brancos e nulos entre os 234 votantes de um universo de 351 militantes (0 brancos e 1 nulo).

    Nas outras três freguesias em confrontos a eleição foi mais pacífica, com apenas uma lista a apresentar-se aos militantes. Em Valongo, de 193 militantes votaram 140, com 121 votos para a Lista A (única), 18 brancos e 1 nulo; em Sobrado votaram 30 de um universo de 50 eleitores, tendo a lista única obtido 26 votos, com 4 brancos e sem nulos; e, finalmente, em Campo, votaram 39 militantes de um universo de 45, sendo 35 a favor da lista única, 4 brancos e não havendo nulos.

    Face a estes resultados, a constituição da direcção dos núcleos (destas três freguesias) do PSD passa a ser:

    Valongo – Daniel Gonçalves (presidente), Bruno Martins (vice-presidente), Jorge Barbosa (tesoureiro), Cecília Camões, Rui Martins, Carlos Poças e Mafalda Ferreira; Campo – Hélio Raposo (presidente), Cátia Barbosa (vice-presidente), Ivo Couto (tesoureiro), Armando Rocha, Fátima Moreira, Fernando Barbosa e Dalila Cunha; Sobrado – José Fernando Barbosa e Silva (presidente), Joaquim Carneiro (vice-presidente), Marisa Santos (tesoureira), Hélder Silva, Joaquim Mota, Bruno Silva, José C. F. Silva, José Luís Dias e José Martins Pereira.

    PREVISÕES

    E REACÇÕES

    foto
    Nos momentos que antecederam o conhecimento dos resultados a reportagem de “A Voz de Ermesinde” falou com os candidatos, apontando a previsão de Carlos Teixeira para um resultado mais equilibrado do que aquele que se veio, efectivamente, a verificar.

    Regozijo pela vitória, esse sim, comemorado com muita euforia, quer pelos elementos da Lista A para Ermesinde, quer pelos elementos da Lista A para o concelho – o que denotava a incerteza, até ao fim, do resultado –, foi a de Daniel Felgueiras e da sua lista - A - para a Comissão Política do Núcleo de Ermesinde.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].