Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Destaque


    PARLAMENTO DOS JOVENS 2009 – SECUNDÁRIO

    Escola Secundária de Ermesinde – Participação no Parlamento dos Jovens 2009

    Fotos SÓNIA OLIVEIRA
    Fotos SÓNIA OLIVEIRA
    O projecto Parlamento dos Jovens (impulsionado pela Assembleia da República), adoptado por um grupo de alunos no âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12º Ano (grupo 5, da turma H – “Activismo e a Participação Cívica dos Jovens”), compreende, entre outras finalidades, a promoção da educação para a cidadania e do interesse dos jovens pelo debate de temas de actualidade, e ainda a familiarização destes com todo o sistema político e suas várias etapas. Com efeito, o programa alicerça-se na apresentação de um tema anual (distinto para o Ensino Básico e Secundário), cuja abordagem passa, este ano, pela “Participação Cívica dos Jovens” através da elaboração de um Projecto de Recomendação, no qual são propostas medidas em torno dessa questão. Constituindo o projecto está, de facto, a realização de três etapas, designadamente Sessão Escolar, Distrital/Regional e Nacional, integrando, contudo um processo de eleição, primeiramente ao nível escolar, de modo a eleger a Lista representativa da Escola participante, posteriormente, já ao nível distrital, das escolas que, efectivamente representarão o Círculo do Porto (neste caso) na Sessão Nacional, a qual decorrerá nos dias 25 e 26 de Maio.

    Importa evidentemente, destacar a participação da Escola Secundária de Ermesinde. Primeiramente, respeitando as directrizes presentes no Regulamento do Parlamento dos Jovens Secundário, realizaram-se o processo de Campanha (apresentação da Lista A e de uma síntese dos seus propósitos), de Eleição e, finalmente, no dia 21 de Janeiro, a Sessão Escolar, na qual fora apresentado à comunidade escolar, o Projecto de Recomendação e eleitos os deputados representativos da Lista vencedora (dois efectivos e um suplente, tendo sido eleitos os alunos Pedro Pereira e Mariana Moutinho, e Márcia Bartolo). A riqueza da sessão assentou, de facto, no debate que fora proporcionado em torno de uma problemática tão presente, levantando-se questões, nomeadamente, “Como estimular os jovens para a participação activa na vida pública e nos processos democráticos?”; “Qual o papel da escola na promoção da participação dos jovens nas estruturas e nas actividades da sociedade civil e na tomada de decisão pública e política?”, das quais se retiraram conclusões pertinentes, destacando--se a necessária aposta numa alusão mais prática junto dos jovens, atendendo à aplicação de metodologias de acordo com as demais realidades.

    Tendo sido então aprovado o Projecto de Recomendação, interessa apresentar as medidas propostas pela Escola Secundária de Ermesinde, sintetizando-as na criação de uma Plataforma Nacional, desenvolvida pelo Ministério da Educação, na qual estariam presentes todos os dados e necessidades de ONG’s, organizações de apoio social e outras; e na aplicação de uma vertente mais prática na disciplina de Formação CÍvica desenvolvendo os alunos, anualmente, um projecto específico relacionado com esta realidade.

    Concluída a primeira fase, realizou-se no dia 17 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar, a designada Sessão Distrital (com a participação de dezassete escolas do distríto do Porto, entre as quais a ESE, através da presença dos alunos Pedro, Mariana e Márcia e ainda da Professora Júlia Correia), tendo como finalidade proporcionar a vivência de uma Sessão parlamentar com uma metodologia de debate semelhante à da posterior, Sessão Nacional, destinando-se efectivamente, à aprovação do Projecto de Recomendação do Círculo Eleitoral e dos deputados a defendê-lo em Plenário Nacional (8 efectivos).

    foto
    Contando, primeiramente com a presença de entidades colaboradoras e responsáveis pelo evento – representante da DREN, do IPJ, da CM de Gondomar, uma Deputada da AR – a sessão passou por um momento de esclarecimentos e posteriormente, de apresentação e defesa das medidas apresentadas por cada Escola e ainda de debate em torno destas. Sucedeu-se a submissão dos Projectos de Recomendação a uma votação para apurar qual o eleito pelos deputados para servir de base, resultando na eleição do projecto da Escola Secundária de Ermesinde (com 21 votos), ao qual foram introduzidas algumas alterações, resultando no Projecto de Recomendação do Círculo do Porto. Procedeu-se então, à eleição dos deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens; analisadas as votações, o Presidente da Mesa anunciou os resultados e os nomes das Escolas seleccionadas, tendo as Escolas Secundária de Ermesinde e Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Almeida Garrett obtido o primeiro lugar, seguidas pelas Escolas Secundária de Gondomar e Secundária da Maia. Apurados Restava eleger o Porta-Voz do Círculo, responsável, entre outras funções, pela coordenação da actuação do grupo, saindo mais uma vez a Escola Secundária de Ermesinde “vitoriosa”, com a eleição do deputado Pedro Pereira.

    O grupo destaca mesmo o “fundamental apoio de diversos professores, sem esquecer o Presidente do Conselho Executivo, Álvaro Pereira, colegas e funcionários na concretização dos objectivos que acompanharam o caminho percorrido”. A par da representação da Escola, está mesmo a cidade de Ermesinde, ao nível Nacional, através da presença dos jovens deputados (Pedro Pereira, Mariana Moutinho e Márcia Bartolo), dos coordenadores ao nível escolar do projecto (professoras Júlia Correia e Arminda Sousa) e ainda, de uma jornalista (Marisa Macedo), representando o jornal local “A Voz de Ermesinde”. Para mais informações, é possível consultar o website http://app.parlamento.pt/webjovem2009/index.html.

    Por: Marisa Macedo

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].