Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Lições de Abril em dia das mentiras

    No dia 1 de Abril teve lugar a reunião pública da Junta de Freguesia de Ermesinde. Gabinete de Acção Social e passagens pedonais estiveram em foco.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Após um pequeno período de informações do presidente Artur Pais, sobre o cartaz do 25 de Abril, a intervenção do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República sobre questões de segurança em Ermesinde, e a situação do gabinete de Acção Social da Junta, entrou-se no período de questões do público, que foi, desta vez, muito importante.

    José Martins retomou questões já por ele abordadas no mês anterior, e entre outras coisas, questionou sobre a Rua do Calvário, Miguel Bombarda e Souto.

    De seguida Angelina Ramalho (que também é eleita da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, eleita pelo PSD), interveio, a título de mera cidadã da freguesia, para se regozijar com a criação, embora tardia, do Gabinete de Acção Social da Junta, e para colocar algumas questões sobre o seu trabalho, entre elas, o de quantos processos tinham sido iniciados, quantos diagnósticos, que tipo de medidas foram propostas, quantos encaminhados para RSI (Rendimento Social de Inserção), que apoios tinham sido concedidos, como se tinha processado a passagem da técnica anterior para a actual, e qual o timing para um vínculo estável para o técnico de acção social.

    Artur Costa, do PS, interrompeu então os pedidos de esclarecimento, defendendo que Angelina Ramalho tinha uma tribuna apropriada para usar, não podendo fazê-lo enquanto simples freguesa

    Sónia Sousa, da CDU, protesta por não ser dada resposta a Angelina Ramalho e coloca o mesmo pedido de esclarecimento. No final da reunião outro membro do público, José Fernando, faz o mesmo, mas também, pelo menos na reunião, sem receber resposta.

    Alcina Meireles relembra o piso em mau estado na José Joaquim Ribeiro Teles e a intervenção nos passeios da 5 de Outubro.

    Luís Ramalho questiona que seja uma empresa de Vila Nova de Gaia e não da terra ou do concelho a fornecer a rede sem fios para a biblioteca da Junta. É também muito crítico do processo do Gabinete de Acção Social (GAS)

    Sónia Sousa, após intervir sobre o GAS, aborda a situação do Leça, esclarecendo que a iniciativa Corrente Rio Leça é limitadas visando apenas a regularização da poluição de origem habitacional, mas deixando de parte a poluição industrial.

    Relembra que o posto de saúde da Gandra, segundo os prazos anunciados já deveria ter sido reaberto e, por fim, apresenta uma proposta de abaixo-assinado para se resolver a situação de insegurança, muito recentemente ilustrada com a morte horrorosa de duas adolescentes, causada com a existência de passagens pedonais sobre as linhas ferroviárias que atravessam a cidade de Ermesinde.

    Esta proposta de abaixo--assinado, de inicaitiva da CDU, viria a ser aprovada

    Nos pontos relativos à ordem de trabalhos discutiram-se vários assuntos relativos a um cemitério e a um prédio de que a Junta de Freguesia é condómino

    No final da reunião, novo período do público, com o munícipe José Fernando a defender que as pessoas têm o direito de saber o que se passa na Junta.

    Angelina Ramalho leu o texto que publicamos em anexo.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].