Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Câmara de Valongo vai investir 3,2 milhões na requalificação do parque escolar

    Foram seis as propostas de adjudicação de empreitadas de ampliação e construção de novas infraestruturas escolares colocadas em cima da mesa na última reunião pública camarária, ocorrida a 2 de Abril passado. Aprovadas unanimemente pelo executivo as mesmas vão ser alvo de um investimento que ronda os 3,2 milhões de euros.

    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS
    Apesar de extensa a Ordem de Trabalhos da reunião da Câmara Municipal de Valongo (CMV) não demorou muito a ser concluída já que todos os seus pontos foram aprovados de forma unânime, não merecendo grandes reparos e/ou explicações por parte dos elementos do executivo. Um desses pontos aludia então às propostas para a requalificação – ampliação e novas construções – de seis escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Valongo, nomeadamente as escolas da Boavista (Valongo), do Lombelho (Alfena), das Saibreiras (Ermesinde), de Sampaio (Ermesinde), do Susão (Valongo) e de Balselhas (Campo), cujo investimento irá rondar, como já vimos, os 3,2 milhões de euros.

    Destaque ainda nesta sessão para a aprovação do protocolo de cooperação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte no âmbito do Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região Norte, no qual a autarquia valonguense se comprometerá a executar uma série de procedimentos com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ar no concelho. A propósito deste ponto Maria José Azevedo interviria para frisar que este é um protocolo de cariz única e exclusivamete pedagódico, visando aconselhar as autarquias a seguir determinados procedimentos na óptica do melhoramento da qualidade do ar. José Luís Pinto confirmaria esta informação acrescentando que os concelhos que aderiram a esta iniciativa da CCDR o fizeram de livre vontade, ressalvando, no entanto, que a CMV pretende e tem todo o interesse em colocar em prática alguns destes aconselhamentos.

    Aprovado seria igualmente um outro protocolo de cooperação, neste caso com a empresa Wippytex, com vista a recolha e tratamento de vestuário e calçado (usados), “parceria” esta que prevê a instalação de 20 contentores espalhados pelas cinco freguesias do concelho, sendo que a manutenção dos mesmos ficará a cargo da citada empresa.

    Vários pedidos de subsídios pontuais e questões referentes a obras (pavimentações e marcações) em algumas artérias do concelho foram também incluídos na longa mas rapidamente cumprida Ordem de Trabalhos.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].