Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2009

    SECÇÃO: Local


    Alunos do curso de animador socioprofissional da ESE fizeram uma visita à nossa redacção

    Fotos TERESA AFONSO
    Fotos TERESA AFONSO
    Um grupo de alunos – acompanhados pelos seus professores – da disciplina de Área de Integração, no curso profissional de animador sociocultural da Escola Secundária de Ermesinde, visitou, na passada quinta-feira, dia 5 de Março, as instalações de “A Voz de Ermesinde”.

    Os alunos, um grupo maioritariamente feminino, mostraram interesse por alguns aspectos da história do jornal, da sua actividade diária, organização, relação entre a edição impressa e a edição electrónica, e espantaram-se um pouco com a variedade das rubricas de “A Voz de Ermesinde”.

    Quiseram também saber do interesse da publicação pelas questões referentes à comunidade escolar.

    Presente para os receber esteve a directora Fernanda Lage que, além de fazer as honras da casa – juntamente com o chefe de redacção – explicou a importância do jornal como repositório incontornável da história da cidade, a sua ligação patrimonial ao Centro Social de Ermesinde e (até por via disso) o seu comprometimento na feitura de um jornalismo com responsabilidade social, a sua independência redactorial face aos poderes, aos partidos e aos interesses económicos, o seu reconhecimento pela comunidade como instituição de referência onde as associações culturais, económicas, sociais, políticas e desportivas, se esforçam por ter uma presença.

    Falou também da perspectiva de rejuvenescimento do jornal, aberto à participação dos jovens, preocupado por atingir novos públicos e disponível para lançar iniciativas que abram dinâmicas na sociedade, de que foram exemplo, o concurso de fotografia pinhole, o concurso de quadras sanjoaninas, o concurso de contos natalícios, os debates sobre vários temas.

    Abordou depois – com base na sua longa experiência – as questões da relação da comunidade com a escola, e a importância desta relação.

    foto
    Ideias estas complementadas pelo chefe de redacção, que apresentou algumas das áreas do jornal (os alunos perguntaram se tinha uma área de lazer.... e tem!, por exemplo); não esperavam era que tivesse uma área de Banda Desenhada ou de Informática, ou que estivesse aberto à publicação de uma página cultural jovem, como recentemente teve. Tem vindo também, mais recentemente, a apresentar uma série de textos sobre as nossas espécies vegetais mais marcantes, conforme os ritmos cosmológicos e culturais que nos marcam.

    Por fim, o grupo de alunos visitou a sala do arquivo (em organização) e a sala da redacção/paginação, onde lhes foi explicado o processo de aquisição da informação, a sua construção para efeito de comunicação social mais ampla, a sua formatação gráfica e a sua transmissão tecnológica até à impressão no papel.

    Por sua vez, o compromisso com a comunidade por parte deste jovem grupo de alunos em preparação, foi também sublinhado por parte dos seus professores, que informaram das experiências daqueles fora do âmbito da escola, tendo tido já os seus primeiros contactos com a comunidade em âmbito, digamos, pré-profissional.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].