Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2009

    SECÇÃO: Local


    Grupo de pedestrianismo “Terra Verde” já tem sítio na internet

    Próximo passeio do “Terra Verde“ realiza-se no próximo dia 25 nas margens do Rio Leça e nas quedas de Fervença em Santo Tirso

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    No passado dia 10 de Janeiro o Grupo de Pedestrianismo – “Terra Verde” apresentou o seu site oficial, no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, com direito a um Porto de Honra. Manuel Valdrez e Jorge Torres, da organização, exibiram a cerca de meia centena de pessoas o sítio na internet (www.grupoterraverde.com) que já pode ser acedido por qualquer pessoa, embora ainda estejam a ser ajustados alguns pormenores relativos a conteúdos e links. O site foi desenvolvido na gráfica “Esperançarte”, a partir de orientações e sugestões feitas por Manuel Valdrez, mentor do projecto. Segundo palavras de Jorge Torres é graças à persistência e empenhamento de Valdrez, que o projecto foi levado a bom termo.

    ENCONTRO

    NACIONAL

    DE CAMINHANTES

    EM ERMESINDE

    foto

    Jorge Torres fez uma breve introdução agradecendo a comparência de todos os presentes e apresentou o calendário de actividades propostas para este ano. Os destinos são variados: amendoeiras em flor, no Douro, rota da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, e rota da Ribeira da Várzea, em Viseu são apenas alguns dos rumos que o “Terra Verde” propõe visitar, este ano. Destaque para um Enconto Nacional de Caminhantes a realizar a 2 de Maio, que contempla trilhos de Ermesinde e Valongo, bem como uma acção de formação em pedestrianismo, a decorrer nos dias 12 e 13 de Setembro, promovida em parceria com o Clube de Montanhismo – Alto Relevo.

    É de referir que o próximo passeio irá realizar-se no dia 25 deste mês, nas margens do Rio Leça e nas Quedas de Fervença, em Santo Tirso.

    PASSEIOS

    COM CULTURA

    foto

    Jorge Torres aproveitou para salientar que o objectivo destes passeios pedestres é proporcionar momentos agradáveis aos caminhantes tendo sempre em conta uma componente cultural. Para isso o “Terra Verde” procura sempre ter à sua disposição guias bem identificados com a área onde vier a decorrer a visita, de forma a recolher a maior soma de dados possíveis a respeito do artesanato, gastronomia, tradições, fauna, flora, etc,.

    Foi a vez de Manuel Valdrez fazer uma apresentação detalhada do site. Em destaque figura o logotipo da organização, da autoria de Manuel Valdrez com a colaboração da gráfica “Esperançarte” e ainda uma série de informações sobre a instituição. O logotipo está associado aos quatro elementos básicos da natureza – terra, ar, fogo e água – fazendo referência ao triskle celta, símbolo que sintetiza toda a sabedoria desse povo, representando as três faces da mulher: virgem, mãe e anciã. É usado como talismã cuja divindade a ele associada é a própria natureza.

    O grupo “Terra Verde” surgiu em Junho de 2008 pela mão de Manuel Valdrez e Jorge Torres, ambos já experientes em passeios pedestres. Os objectivos são «romper os horizontes mais próximos alargando-os a todo o País». Para isso esta organização tem vindo a desenvolver contactos com várias associações similares e com autarquias onde existam percursos bem sinalizados e identificados. Apesar do curto tempo de vida o “Terra Verde” já passou por lugares como Arouca, Montalegre, Estarreja, Fafe, Ponte de Lima, entre outros.

    Na parte superior do site existem seis links. O primeiro diz respeiro à prática do pedestrianismo e tem uma série de conselhos, desde normas de conduta a adoptar em ambiente de caminhada, cuidados especiais a ter com vestuário e calçado, e até mesmo a ementa do almoço habitual de confraternização. Depois os dois links seguintes fazem ligação à Ágorarte, associação de dinamização cultural de Ermesinde, e ao Jornal “A Voz de Ermesinde”.

    “TERRA VERDE”

    EM ALERTA

    PARA ATENTADOS

    À NATUREZA

    Um outro link surgiu de um protocolo com a Câmara Municipal de Valongo e respeita à Rede Natura 2000 – uma rede ecológica de âmbito europeu que tem por objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais, da fauna e da flora selvagens no território da União Europeia, neste caso reporta-se às Serras de Santa Justa e Pias – o sítio inclui área de Gondomar e Paredes. Outros dos projectos a que este grupo se propõe é manter uma atitude de vigilância procurando alertar as autarquias para possíveis casos de vandalismo que destruam a natureza. A última ligação contém links para variados sites sobre pedestrianismo.

    DEFESA

    DOS DIREITOS

    DOS ANIMAIS

    foto

    Manuel Valdrez adiantou que posteriormente irá surgir um outro link nesta zona dedicado aos animas domésticos. A organização tem como objectivo criar um grupo interno ao “Terra Verde” dedicado aos animais de estimação, sensibilizando as autarquias e a população em geral para a defesa dos direitos dos animais. Levando a cabo numa fase seguinte um programa de adopção de animais abandonados. Com esta iniciativa pretende-se também iniciar a publicação, no próprio site, de textos e fotos alusivos a esta temática.

    A barra lateral esquerda contém um menu com várias ligações, numa delas onde é possível associar-se a este grupo (amigos), estará também disponível um mapa com a localização dos destinos dos passeios a realizar, bem como o mapa de actividades para este ano. Está também disponível um livro de visitas conde os “amigos” do “Terra Verde” poderão deixar uma mensagem. Neste site há ainda apossibilidade de inscrição, via email, para posterior recepção de uma newsleter. Por último figura o contacto da organização.

    O espaço de informação contém um boletim informativo com informações acerca da organização, com a possibilidade de fazer download. Existe também um espaço dedicado a breves, com notícias sobre os passeios já levados a cabo.

    Na barra lateral direita figura o postal da actividade mais próxima e um calendário mensal, com todos os eventos discriminadas respeitantes a esse intervalo de tempo. Há ainda uma galeria com fotografias dos passeios pedestres já realizados pela organização.

    Neste encontro de amigos o “Terra Verde” aproveitou ainda para divulgar uma colecção de postais ilustrados das actividades efectuadas em 2008, e apresentar o primeiro boletim informativo (respeitante a Janeiro, Fevereiro e Março) que contém informações sobre o “Terra Verde”, bem como textos redigidos por membros do grupo.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].