Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2009

    SECÇÃO: Local


    56º Dia Mundial dos Leprosos – 25 de Janeiro de 2009

    foto
    A celebração do Dia Mundial dos Leprosos é uma nova oportunidade para reflectirmos e, connosco, a comunidade em geral, sobre a difícil situação em que vivem milhões de pessoas afectadas pela doença de Hansen – a lepra.

    A lepra é uma doença infecciosa crónica, caracterizada por um largo período de incubação (vários anos), que se manifesta sobre todo o sistema nervoso periférico e sobre a pele. Afecta uma reduzida proporção de indivíduos “susceptíveis” e apresenta um espectro clínico muito amplo conforme a resposta imunológica de cada paciente.

    O bacilo responsável pela doença foi identificado em 1873, pelo médico norueguês, G. H. Armauer Hansen e, até à actualidade, não foi possível cultivá-lo artificialmente, pelo que não existe uma vacina eficaz para a sua prevenção.

    Considerada como castigo divino desde os tempos bíblicos, a lepra tem sido motivo de exclusão e isolamento social para milhões de pessoas que a têm sofrido, e continua, em parte, a ser assim nos nossos dias.

    Na verdade, grande número de pessoas sofre os efeitos da doença, da marginalização e da fome, devido à pobreza, à indiferença e ao abandono.

    Actualmente existe tratamento e cura para a doença, mas as carências económicas, a miséria e a ignorância impedem os doentes de disporem dos meios necessários para o efeito.

    Apesar dos esforços dos serviços oficiais e do empenho de muitas O.N.G.s, promoverem o tratamento e cura de largos milhares de leprosos em cada ano, a pobreza, a fome e a falta de higiene fazem aparecer anualmente cerca de 400/500 mil novos casos de lepra, dos quais 10% são crianças e jovens, em vários países onde a doença é endémica.

    Raoul Follereau, o Apóstolo dos Leprosos do século XX, dedicou mais de 50 anos da sua vida ao tratamento e cura, à dignificação e à reabilitação dos leprosos, pelo que a sua mensagem mantém perfeita actualidade, empenhando-se a APARF e tantas outras ONG.s na divulgação e realização da sua mensagem a favor desta causa tão nobre e tão humana.

    A APARF colabora com meios humanos e financeiros na realização de dezenas de projectos de tratamento e cura de vários milhares de hansenianos. É agradável tratar e curar, mas é desolador ver que há tantos doentes onde não se pode chegar com o tratamento, portanto, não se podem curar.

    A existência de milhões de doentes impõe-nos a reflexão e a obrigação de disponibilizarmos algo do nosso supérfluo, e, quantas vezes do nosso essencial, para partilharmos com estes seres humanos, nossos semelhantes, que nada têm para além da esperança que alguém os ajude, de modo a poderem participar da dignidade reconhecida a todos os membros da sociedade.

    Então, pela riqueza do nosso coração, poderemos dizer, com Raoul Follereau: «Ser feliz é fazer os outros felizes».

    Por: APARF

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].