Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2009

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL - CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO - SÉRIE 1 - 18ª JORNADA

    Começar o ano com uma vitória!

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Primeiro jogo do ano (no passado dia 4 de Janeiro) e também da segunda volta do Campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto, a ficar marcado por uma tarde de domingo muito fria nas bancadas dos Sonhos. Mesmo assim, o público a não ficar em casa, com o estádio a registar um número significativo de adeptos.

    Entrou melhor no jogo a equipa do S. Félix, com dois rápidos ataques pelo lado esquerdo da sua ofensiva, embora sem criar verdadeiramente perigo para a baliza de Vítor. Aos 10 minutos do encontro, o primeiro lance perigoso para a equipa da casa, com uma jogada rápida de bom futebol pela esquerda, e a bola a parar aos pés de Paulo que, na grande área, não conseguiu tocar o esférico da melhor maneira, acabando este por sair muito alto sobre a baliza forasteira.

    O Ermesinde não desistia de procurar chegar ao golo, e após alcançar o controlo da posse de bola a meio campo, tentava construir rápidas combinações que permitissem criar alguns bons lances de ataque. Foi o que aconteceu aos 15 minutos, quando Martins desferiu um remate em força, mas a bola saiu à figura de Mota, que não teve problemas em defender. Na reposição da bola em jogo, o Ermesinde ganhou a posse desta a meio campo e novamente Paulo, já na grande área, a permitir outra vez a intervenção de Mota, que mostrou bons reflexos.

    Tantas vezes vai o cântaro à fonte que alguma vez há-de lá ficar, já diziam os nossos antepassados, e foi mesmo o que aconteceu neste encontro. Diogo, aos 20 minutos, após um bom cruzamento de Gustavo (novo reforço que se estreou no Ermesinde), serve Paulo que, por sua vez, tenta fazer o tento ermesindista. A bola acaba por se perder na confusão e Diogo de cabeça, já na pequena área, colocava finalmente justiça no marcador.

    O jovem de 17 anos, das escolas do Ermesinde, a dar a vantagem merecida ao conjunto da casa.

    Após o primeiro golo, o jogo perde um pouco de qualidade, com a equipa do Ermesinde a procurar manter a posse de bola e o S. Félix apenas num ou noutro lance de contra-ataque a chegar perto da baliza.

    Aos 41 minutos, o primeiro lance de verdadeiro perigo da equipa visitante, com Carlos a isolar-se na área do Ermesinde, mas perante a rápida deslocação de Vítor a fazer a mancha, rematou ao lado.

    Poucos minutos depois, o árbitro apitava para o descanso.

    Na segunda parte, constatou-se de novo mais Ermesinde, com os homens comandados por José Cunha a conseguirem, logo a abrir esta etapa, umas muito boas ocasiões para elevar a vantagem.

    Começou com Teixeira aos 55 minutos, em contra-ataque, sozinho perante Mota, a rematar colocado e este a defender para canto. Passados 5 minutos, foi a vez de Paulo cabecear à barra da baliza, após cruzamento da direita. No entanto, o lance foi anulado por fora de jogo.

    Aos 70 minutos aconteceu o segundo golo do Ermesinde, por intermédio de Paulo, que na grande área adversária não perdoou e rematou para o fundo das redes de Matos. Estava feito o golo que dava alguma tranquilidade à equipa da casa.

    A mostrarem ambição, os homens do Ermesinde procuraram de novo o golo e só não o conseguiram 3 minutos depois, graças a uma defesa de recurso do guardião Matos, que enviou a bola para canto, na sequência do cabeceamento de Rui Costa.

    Até ao fim do jogo, os ermesindistas recuaram um pouco no terreno e coube ao S. Félix a iniciativa para tentar reduzir o marcador. Aos 81 minutos, Carlos, na execução de um livre directo, faz a bola passar rente ao poste esquerdo da baliza defendida por Vítor. Porém, os minutos foram passando e o Ermesinde conseguiu a tão procurada vitória que coloca os verde--e-brancos no 4.º lugar da classificação, empatados com Vilanovense e Valadares.

    Destaque ainda, nesta partida, para a presença de dois reforços na equipa principal do Ermesinde, Gustavo (ex-Canidelo) e Paiva (ex-Senhora da Hora), que conseguiram exibir-se a um bom nível, com a camisola verde e a darem muito conta do recado, deixado pelo ex-capitão Dani, que rumou aos Açores, numa das transferências de Inverno.

    Por: Luís Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].