Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2008

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    A exposição perdida de Mike Diana

    foto

    O Furacão Mitra, que decorreu na Interpress em Lisboa, de 10 a 20 de Dezembro, com exposições, concertos, novidades editoriais e a Feira Laica, tinha como um dos seus pontos altos a exposição de Mike Diana, que deveria chegar a Portugal terça-feira, dia 9 de Dezembro. O avião em que viajava deveria aterrar cerca das 8h00. A essa hora, o monitor do átrio avisava que o avião já tinha chegado, mas o tempo passava e nada... – «Espero que ele não tenha já saído!»... qual quê, duas horas e meia depois aparece o Diana com uma mala pequena numa mão e um papel A4 noutra – «they lost my other bag». E com isso a exposição Sugarfang, a inaugurar na quarta-feira, ficava comprometida.

    Então que aconteceu? A organização fez impressões de algumas BD's suas, pediram-se originais de privados, Diana pegou na tinta branca e pintou em cartões pretos que havia por lá. Ninguém reparou no problema... porque deixou de haver. Apesar de improvisada era uma exposição! Entretanto a bagagem chegou...

    ... Diana desde criança gostava de desenhar, na juventude teve acesso às reedições de BD's de horror EC Comics e às ultra-violentas e escatológicas de S. Clay Wilson. Inspirações directas para Diana que começou a fazer zines de BD e sobre cultura "serial killer" em 1988. O primeiro chamava-se Angelfuck), recebeu boas críticas no importante meta-zine Fact Sheet 5. Um ano mais tarde começa Boiled Angel e no número seis deste título começam os problemas. Foi considerado suspeito de ser o "serial-killer" de Gainesville por causa da capa desse número - era um dos 10 mil suspeitos que se submeteram a testes de sangue,... mas mesmo "à americana", foi o que lhe aconteceu entre 1993 e 1994, acusado de produzir e distribuir "material" obsceno por causa dos números 7 e 8 (de 1991) do zine. As consequências: foi preso durante 48h numa cela de segurança máxima (no fim-de-semana para o segundo julgamento), teve uma sentença de 3 anos em liberdade condicional, não se podia aproximar de menores, teve de pagar multas, trabalhar em serviços comunitários, etc..

    Fontes: [email protected] e http://furacaomitra.blogspot.com/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].